Seminário “Desafios da Atualidade” debate gestão da mudança e relações humanas

O Seminário “Desafios da Atualidade”, promovido pela Câmara Municipal, recebeu a professora e psicóloga Maria Cristina Camargo. Em duas palestras, ela conduziu debates sobre os temas “Gestão da Mudança” e “Relações Humanas”.

RELAÇÕES HUMANAS

No encontro para discutir “Relações Humanas”, realizado no dia 30 de novembro, a psicóloga propôs uma reflexão sobre relações estabelecidas entre seres humanos.

Neste sentido, Maria Cristina explicou que relações humanas estão intimamente ligadas a conceitos como autoconhecimento e interação, constituindo a base da própria vida. Para a profissional, a ausência de relações representa fenômeno patológico.

Ao final, para estimular a vivência na prática da ideia de se relacionar com o outro, foram realizadas dinâmicas em grupo.

GESTÃO DA MUDANÇA

Já na palestra “Gestão da Mudança”, realizada no dia 23 de novembro, inicialmente o público manifestou suas ideias relativas ao conceito de mudança.

De acordo com Maria Cristina, mudanças são inerentes à vida de todos e acontecem constantemente, sendo que a importância desse fenômeno está associada à motivação e evolução do ser humano, além da adaptação ao que é novo.

Mas por que é tão difícil mudar?  Para a psicóloga, a dificuldade passa pelo fato de que mudanças são imprevisíveis, incontroláveis e exigem velocidade. “As pessoas gostam de se manter em uma zona de conforto e de ter controle sobre as coisas”, disse Maria Cristina.

A mudança, portanto, consiste em um processo que pressupõe o abandono da zona de conforto (sensação de segurança), passando pelas zonas de medo (receio de mudar) e aprendizagem (desenvolvimento de novas habilidades), até atingir o estágio de superação (crescimento pessoal e realização de metas e sonhos).

O Seminário “Desafios da Atualidade” tem como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretendem estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.

A próxima palestra será realizada nesta sexta-feira (7 de dezembro), às 15h30, e discutirá “Espiritualidade”. A exposição ficará a cargo do teólogo e filósofo Rogério Ferreira da Silva.