Avança a frente de vereadores de investigação da Copasa

Nos dias 27 e 28 de junho (quarta e quinta-feira), a Câmara Municipal de Belo Horizonte sediará Audiência Pública sobre a baixa qualidade da oferta de saneamento básico no estado. Centenas de vereadores já estão mobilizados, o que significa a formação de uma das maiores mobilizações parlamentares do municipalismo mineiro. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local e todos os vereadores e Câmaras mineiras estão convidados.

Hoje, cerca de 40 Câmaras Municipais integram o movimento. Em 5 reuniões realizadas desde 2017, o grupo vem organizando informações produzidas por CPI´s concluídas ou em andamento no estado. Além disto, estuda-se a elaboração de um contrato modelo que proteja os interesses de municípios e população.

A Audiência Pública em BH tem como metas a ampliação do número de cidades que participam do levante e a oficialização da adesão de Mesas Diretoras e vereadores à Frente Parlamentar Municipal de Investigação da COPASA. A programação prevê ainda palestras de integração dos novos membros e debates sobre informações de referência para o futuro das investigações.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camaratc1@gmail.com ou pelo telefone 35-3239-1548, na Câmara Municipal de Três Corações, com Lelo de Brito.

Dia 27 de junho (quarta-feira)

8h às 9h – Inscrições

9h às 10h – Novos desafios dos vereadores (Com Rogério R. da Silva -  Pres. da ABRACAM)

10 às 12h – Palestra: O controle do Poder Legislativo sobre as Concessionárias de Água e Esgoto (com Dr. Mauro Bonfim, advogado com atuação em direito eleitoral e público)

* Tarde livre para agendas parlamentares *

Dia 28 de Junho (quinta-feira)

9h às 10h – Resultados de CPI´s mineiras pelo Saneamento Básico (CPI’s de Curvelo, Divinópolis, Lavras, Nanuque e Ubá)

10h às 11h – Apresentação de parecer jurídico sobre as omissões mais flagrantes do saneamento básico no Estado (documento colaborativo, construído por diretores jurídicos de Câmaras que já integram a Frente Parlamentar)

11h às 12 – Adesão oficial das Câmaras à Frente Parlamentar Municipal de Investigação da COPASA.

14h – A condição do trabalhador do saneamento básico mineiro (Com Sr. José Maria dos Santos, presidente do Sindicato Mineiro dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Minas Gerais)

16h – Encerramento