Câmara Sênior recebe presidente da Fundação Hospitalar São Sebastião

Em sua 3ª Sessão Ordinária, nessa terça-feira (12 de junho), a Câmara Sênior de Três Corações recebeu o presidente da Fundação Hospitalar São Sebastião, o médico José Pereira da Cunha. O principal assunto em pauta foram os problemas estruturais, financeiros e administrativos enfrentados atualmente pelo hospital.

Dr. Pereira falou, inicialmente, sobre a dívida do hospital, que atualmente está em mais de dois milhões de reais, situação desconhecida pela maioria dos vereadores sêniores. Neste sentido, o grupo discutiu sobre o comprometimento de toda a estrutura do hospital em função das despesas que se acumulam.

Outro tema abordado foi a alta demanda por atendimentos no pronto socorro, o que representa prejuízo para o Hospital. Alguns vereadores sêniores questionaram a necessidade do São Sebastião continuar mantendo um pronto socorro e se isso seria de responsabilidade do município ou do estado.

Em relação ao questionamento sobre verbas repassadas por municípios vizinhos cujos pacientes também são atendidos pelo São Sebastião, o presidente afirmou que as contribuições recebidas não são fixas. Em razão disso, segundo ele, surge a necessidade da realização de campanhas junto à comunidade (a mais recente pediu doação de alimentos), que contam com colaboração de algumas Prefeituras da região.

Ainda sobre o atual quadro financeiro do hospital, Dr. Pereira foi enfático ao afirmar que se a situação permanecer como está, sem repasse de verbas, não será possível manter o São Sebastião em pleno funcionamento. Ele explicou que a verba repassada pela Prefeitura é suficiente para custear a folha de pagamento dos servidores do pronto socorro, enquanto outras despesas continuam em aberto.

Em seguida, o presidente da Fundação Hospitalar falou também sobre melhorias estruturais que estão sendo implementadas por sua gestão, como a ampliação do espaço para atendimentos. As medidas incluem, por exemplo, a disponibilização de espaços ociosos (de apartamentos de convênios particulares, por exemplo) para atendimentos da pediatria do SUS. Dr. Pereira apresentou ainda a proposta de ampliar a recepção do pronto socorro, cuja solicitação de um projeto já foi feia a engenheiros da Prefeitura.

Outro ponto crucial na questão do atendimento, de acordo com o presidente, é a falta de profissionais de pediatria disponíveis no mercado. O problema passa pela redução de médicos que se especializam na área, além de ser cada vez mais rara a atuação de médicos mais velhos em plantões.

Diante da situação apresentada, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, comentou que ele mesmo obteve verbas para o hospital através de emendas parlamentares, mas que outras ações são necessárias e urgentes. Ele destacou ainda que todas as medidas possíveis para ajudar o hospital serão adotadas tanto pela Câmara Municipal quanto pela Câmara Sênior.

Os vereadores sêniores ouviram atentamente todas as explicações e se mostraram surpresos e sensibilizados com a situação do São Sebastião. Eles também se comprometeram a apresentar propostas que possam efetivamente colaborar com o hospital. Para isso, inclusive, foi marcada uma Sessão Extraordinária, na próxima terça-feira (19 de junho), para tratar especificamente do assunto.