Tricordiano é eleito novo presidente do Superior Tribunal de Justiça

Em sessão realizada na última quarta-feira (6 de junho), o plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu o ministro João Otávio de Noronha como novo presidente da Corte.


(Foto: Roberto Jayme/ASICS/TSE)


O tricordiano, que está no tribunal desde dezembro de 2002, ocupará o cargo nos próximos dois anos. A posse está prevista para o fim de agosto. Noronha assumirá também o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF).


Entre as prioridades do novo presidente, estão o desenvolvimento tecnológico para acelerar a prestação jurisdicional, a racionalidade na utilização dos recursos orçamentários e a melhoria do fluxo de trabalho entre o STJ e os Tribunais de Justiça Estaduais.


Formado pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, João Otávio de Noronha fez carreira como advogado do Banco do Brasil, tendo exercido o cargo de diretor jurídico da instituição entre 2001 e 2002. Também já foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2013 e 2015, e exerceu ainda a função de corregedor-geral da Justiça Federal, entre 2011 e 2013.


Informações: Site Superior Tribunal de Justiça (STJ)