Cerimônia emocionante marca Homenagem "Mulher Cidadã"

Encerrando as comemorações do mês dedicado à mulher, a noite dessa terça-feira (27 de março) foi marcada por muita emoção na Câmara Municipal. A cerimônia “Mulher Cidadã” homenageou mulheres indicadas pelos vereadores por representarem a cidadania e a luta feminina em Três Corações. Durante o evento, foram exibidos mini-documentários que contaram a história de vida de cada homenageada.

Escolhida pelo vereador Carlos Pinheiro, Márcia Lemos pôde mostrar seu trabalho à frente da escola da comunidade do Taquaral, que leva o nome de seu pai. No local ela ministra aulas visando à valorização do negro e de sua cultura.

Márcia Libânio foi a escolhida pelo presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem. Ela contou sua história de luta como professora de alfabetização e também falou sobre os esforços para conciliar a carreira com a criação do filho, diagnosticado com autismo grave. A história comovente de uma mãe que abandonou projetos e sonhos em função do amor pelo filho.

A homenageada do vereador Dinho Caminhoneiro foi a professora Sirlene Firmino Pereira, que dedicou toda sua vida profissional à educação de crianças e jovens. Hoje, ela está à frente de um trabalho social que leva a palavra de Deus e presta assistência a pessoas carentes do município.

A professora e ambientalista Maria Angélica Melo de Andrade, indicada pela vereadora Juliana Prudêncio, é defensora do Rio Verde e de causas ambientais. Ela também foi a professora que inspirou a personagem do livro “A Professora Maluquinha”, do escritor Ziraldo.

O vereador Werbinho escolheu como homenageada a diretora legislativa da Câmara, Mariana Tavares dos Santos. Em seu depoimento, ela destacou que estar à frente de um importante trabalho para o Legislativo Municipal e para o povo representa a realização de alguns de seus ideais de vida.

Elisabete Vitor foi homenageada pelo vereador Eder da TNT. Trabalhadora rural, ela descobriu que seus patrões a enganavam na hora do acerto após a colheita e, quando reclamou, teve as portas do emprego fechadas. Em compensação, as portas da luta se abriram e Elisabete se uniu a outras mulheres militantes para garantir não só os seus direitos, mas os de todos.

Indicada pelo vereador Jorge Machado, Heloísa Helena Lima Moreira é artista plástica e, após anos dedicados a essa atividade, decidiu dedicar-se também a fazer o bem ao próximo. Hoje ela é Vicentina e toda semana faz distribuição de marmitex para centenas de pessoas em bairros carentes de Três Corações.

Por fim, a homenageada do vereador Ricardinho do Gás, Maria Aparecida Prock do Prado, emocionou a todos com sua história de mulher batalhadora. Trabalhando como empregada doméstica e viúva muito cedo, ela lutou junto com os dois filhos para manter os bens mais preciosos que tem na vida: a palavra e o bom exemplo.

Além das oito “Mulheres Cidadãs”, servidoras da Câmara e as esposas dos vereadores também foram homenageadas na cerimônia.

Em sua fala, a psicanalista Regina Celi Kirsten Gadbem, esposa do presidente da Câmara, destacou a importância da presença de mulheres no cenário político. Ela também comentou os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade, como situações de violência e a baixa representatividade.