CPI da Copasa reinicia trabalhos em 2018

A Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Câmara para investigar a atuação da Copasa na prestação dos serviços de saneamento básico em Três Corações reiniciou seus trabalhos nesta quinta-feira (8 de fevereiro). Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, e os vereadores Eder da TNT, Jorge Machado, Ricardinho do Gás e Werbinho.


Na reunião, a comissão deliberou pela realização de visitas às estações de tratamento de água e de esgoto, além de outros equipamentos mantidos pela Copasa na cidade. Por meio de requerimento, a comissão solicitará à companhia informações sobre aditivos contratuais, cronogramas de execução das obras, o Projeto Pró-Mananciais e investimentos realizados desde a criação da Lei Piau. Essa lei obriga a companhia a investir 0,5% (meio por cento) do valor total da receita operacional, apurada no exercício anterior, na proteção e preservação ambiental da bacia hidrográfica em que ocorrer a exploração.




Uma resolução promulgada em dezembro do ano passado prorrogou o prazo de atuação da CPI da Copasa por mais quatro meses. Para avaliar se a companhia está cumprindo efetivamente o determinado no contrato com o município, a comissão deliberou pela contratação de uma consultoria técnica que realizará análises química, física e biológica da água e do esgotamento sanitário oferecidos à população.


Também em dezembro, o Legislativo tricordiano sediou uma reunião do Movimento Regional de Câmaras contra a Copasa. Como resultado do encontro, foi criado um protocolo de intenções a partir do qual as Câmaras passarão a oficializar a participação no movimento e ampliá-lo. Foi definido, ainda, que os municípios farão uma representação no Ministério Público por conta do descumprimento da Lei Piau por parte da companhia.