Câmara Municipal contra a febre amarela

Servidores da Câmara Municipal foram imunizados contra a febre amarela, na tarde desta segunda-feira (5 de fevereiro). Atendendo a uma solicitação do vereador Carlos Pinheiro, profissionais da Secretaria de Saúde estiveram na Casa Legislativa para aplicar as vacinas.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por vetores. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Em sua forma mais grave, a febre amarela pode provocar insuficiências hepática e renal e manifestações hemorrágicas.

TRANSMISSÃO

As duas formas de febre amarela (urbana e silvestre) são causadas pelo mesmo vírus. A diferença está nos mosquitos transmissores e na forma de contágio: enquanto a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue), o vetor da febre amarela silvestre é o mosquito Haemagogus. É importante ressaltar que macacos não transmitem a doença; ao contrário, também são vítimas e ainda ajudam a indicar locais de possível circulação do vírus.

PREVENÇÃO

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada do mosquito Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como vacinação, uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

A VACINA

Se você nunca tomou a vacina, procure uma unidade de saúde e imunize-se. A recomendação mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que uma dose única da vacina é suficiente para imunizar por toda a vida.

A vacina não deve ser aplicada nos seguintes grupos de indivíduos:

- Doadores de sangue (pessoas que pretendem doar sangue devem esperar 30 dias após a vacinação para o procedimento)

- Gestantes e mulheres que amamentam

- Bebês com menos de 9 meses

- Idosos acima de 60 anos (idosos acima dessa faixa devem procurar um médico para que se avalie a necessidade da vacina)

- Pessoas com doenças autoimunes (como lúpus e artrite reumatoide)

- Pacientes em tratamento de radioterapia ou quimioterapia

- Diabéticos

Todas as pessoas não pertencentes a algum dos grupos mencionados acima e que vivem ou irão viajar para áreas de risco devem ser imunizadas. O prazo para que a vacina comece a fazer efeito é de 10 dias.

Em caso de dúvida, busque orientação na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Câmara Municipal se mantém atenta à saúde pública em Três Corações.