Parlamento Jovem será lançado em março

O lançamento oficial da edição 2018 do Parlamento Jovem de Três Corações foi pré-agendado para o dia 21 de março. Os detalhes do cronograma do projeto foram definidos durante uma reunião entre representantes das cidades que compõem o Polo Sul de Minas 3, nessa quarta-feira (31 de janeiro), na Câmara Municipal de Três Pontas.

Após o início do período letivo, a equipe da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” visitará escolas tricordianas para apresentar o Parlamento Jovem aos estudantes do ensino médio. A partir da manifestação de interesse dos alunos, as escolas indicarão seus representantes no projeto. Com o grupo formado, a proposta é de realizar duas oficinas preparatórias antes da posse dos jovens parlamentares.

Além da data de lançamento em cada cidade, foram definidas, ainda, as datas das plenárias municipais. Neste ano, assim como em 2017, a etapa regional do PJ será dividida em dois momentos: Varginha receberá os grupos de trabalho, enquanto Três Corações sediará a plenária regional.

Em 2018, o projeto discutirá a questão da violência contra a mulher. Para orientar os trabalhos, a temática foi dividida em três subtemas:

•         Violência doméstica e familiar
  •         Violência nos espaços institucionais de poder
  •         Violência e assédio sexual

A dinâmica dos trabalhos prevê uma etapa inicial de preparação, quando serão promovidos estudos, debates e palestras para colocar os jovens em contato direto com o tema. Posteriormente, orientados pela equipe coordenadora, eles elaborarão propostas legislativas que serão analisadas e votadas em plenárias municipal, regional e estadual.

Os 88 municípios mineiros que aderiram à edição deste ano do Parlamento Jovem foram divididos em polos regionais de trabalho. Três Corações será responsável pela coordenação do Polo Sul de Minas 3, que conta, ainda, com a participação de Alfenas, Lavras, Nepomuceno, Paraguaçu, Santana da Vargem, Três Pontas e Varginha.

Com esta iniciativa, a Câmara de Três Corações reitera seu compromisso em investir na formação política e cidadã de jovens como forma de construir uma sociedade mais justa, democrática e participativa.