Movimento regional de Câmaras contra a Copasa recebe Ministério Público

O Plenário da Câmara Municipal de Três Corações receberá, nesta quinta-feira (14 de dezembro), às 14h, dezenas de presidentes de Câmara e vereadores mineiros. Na ocasião, eles darão mais um importante passo rumo à solução dos problemas das cidades com os maus serviços prestados pela Copasa.

O movimento dos Legislativos Municipais teve a primeira reunião no dia 8 de novembro, em Pouso Alegre, quando presidentes de Câmara e diretores jurídicos de 21 cidades sul mineiras trocaram informações e debateram estratégias para solucionar, coletivamente, a insatisfação com a Copasa.

Em Três Corações, as Câmaras que integram o movimento apresentarão documentos e informações. O material integrará uma compilação de dados a ser produzida para embasar medidas administrativas e jurídicas futuras. Além disso, os vereadores poderão falar diretamente ao Ministério Público de Minas Gerais que, na reunião, estará representado pelo coordenador das promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande (responsável por 177 municípios), Dr. Bergson Cardoso Guimarães.

O promotor, além de ouvir os vereadores, apresentará a eles o Núcleo Integrador para a Tutela da Água (NUTA). Criado pelo MP no último dia 5 de dezembro, o NUTA articulará autoridades e iniciativas mineiras em defesa das águas no estado.

O movimento regional dos Legislativos Municipais contra a Copasa é inédito e está crescendo a cada semana. Os organizadores já cogitam regionalizar os debates e lançar mão de tecnologias digitais para articular as próximas ações.

A reunião desta quinta-feira será transmitida ao vivo pela internet. Para assistir, acesse o canal da Câmara Municipal de Três Corações no YouTube.