Câmara finaliza primeira edição de simpósio sobre gestão pública

A Câmara Municipal promoveu, na noite dessa quinta-feira (23 de novembro), a última palestra do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”. O tema apresentado foi “Estado, Desigualdades e Políticas Públicas”.

A palestra foi ministrada pelo professor Adílio Renê Almeida Miranda, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha. Ele é doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e tem experiência em estudos organizacionais, recursos humanos e administração pública.

Inicialmente, o professor tratou de características da criação e construção do Estado brasileiro, que geram reflexos na sociedade até os dias atuais. Segundo o professor, a sociedade brasileira é marcada por um contexto de desigualdades (racial, de classe/renda, de gênero, entre outras).

DESIGUALDADE ECONÔMICA

O Brasil apresenta alto índice de concentração de renda, ou seja, o poder econômico está concentrado nas mãos de uma pequena parcela. Dados deste ano apontaram que os 5% mais ricos do país detêm a mesma fatia de renda dos outros 95% da população.

DESIGUALDADE RACIAL

A construção do Estado brasileiro foi firmada a partir da escravidão, o que gera consequências até hoje na sociedade. O professor ilustrou a questão da desigualdade racial por meio de exemplos práticos, como o predomínio de pessoas brancas na classe política e ocupando cargos de maior prestígio.

Segundo o docente da Unifal, um dos principais desafios para desconstruir o preconceito racial é o reconhecimento, por parte dos cidadãos, de que, mesmo involuntariamente, são preconceituosos.

DESIGUALDADE DE GÊNERO

A desigualdade entre homens e mulheres também foi motivo de reflexão. O professor apresentou dados que apontam uma contradição na sociedade brasileira: embora mulheres, em média, sejam mais escolarizadas do que homens, elas recebem salários menores no mercado de trabalho.

Adílio Miranda mencionou, ainda, a pequena quantidade de mulheres na política, o que compromete a representatividade do gênero feminino. Números divulgados neste ano mostraram que, entre os parlamentares federais, apenas 10% são mulheres.

Por fim, o palestrante falou sobre algumas políticas públicas criadas no Brasil, nas últimas décadas, que foram importantes para reduzir, em alguma medida, todas essas desigualdades. Entre as iniciativas lembradas, estão a criação de secretarias e programas sociais de transferência de renda e a política de ações afirmativas e de cotas.

ATUAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Após a palestra, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou ações da Casa Legislativa que também contribuíram para redução de desigualdades. Como exemplo, ele comentou sobre a Lei do Pacto Social, de sua própria autoria, que determina contrapartidas a serem cumpridas por empresas que recebem área de terreno do município. Essas empresas se comprometem a doar pelo menos um salário mínimo mensal para alguma entidade assistencial tricordiana, além de incluir pessoas com deficiência em seu corpo de funcionários.

O SIMPÓSIO

O 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública” foi realizado pela Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” em parceria com Unifal e Associação Brasileira de Câmaras Municipais. Ao longo deste ano, o público acompanhou gratuitamente oito palestras sobre temas importantes e atuais da área de gestão pública.