Comissão de Orçamento promove audiência pública para prestação de contas da Prefeitura

A Comissão de Orçamento, Controle, Finanças e Tributação promoveu, na tarde desta quinta-feira (23 de novembro), audiência pública para apresentação da execução orçamentária e do cumprimento de metas da Prefeitura de Três Corações, referente ao segundo quadrimestre (período de junho a setembro).

Os dados contábeis e administrativos, apresentados pelo secretário municipal de Finanças, Thiago Mesquita Pereira, se referem à totalidade de valores dos dois quadrimestres, o que impossibilita comparações entre investimentos realizados em cada quadrimestre individualmente.

EDUCAÇÃO

Os dados demostraram a aplicação de 25,26% em ações e serviços de educação. Esse percentual foi calculado sobre o total de receitas consideradas (68.433.230,34), o que corresponde a cerca de 17 milhões de reais.

Quanto ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foram aplicados 88,36% da receita total na manutenção do magistério. Esse percentual corresponde ao valor de 5.698.152,53.

SAÚDE

Em relação aos investimentos em saúde, a Prefeitura informou que foram aplicados 28,73% sobre o mesmo total de receitas consideradas na área da educação, (68.433.230,34), o que corresponde a cerca de 19 milhões de reais.

No período em questão, do valor total aplicado em saúde, a atenção básica recebeu 3.315.928,22, enquanto 2.956.629,69 foram destinados à assistência hospitalar e ambulatorial.

PAGAMENTO DE PESSOAL

Quanto às despesas com o pagamento de pessoal, a Prefeitura apresentou dados relativos aos últimos 12 meses. O valor total é de 69.575.546,53, o que corresponde a 49,87% da receita corrente líquida do período de setembro de 2016 a agosto de 2017 (139.522.929,80).

RESTOS A PAGAR

Os restos a pagar, que correspondem às despesas restantes de exercícios financeiros anteriores não especificados, somam o valor de 2.314.454,82. Esse saldo devedor, segundo o secretário de Finanças, refere-se principalmente a obras que estão sendo executadas pela Prefeitura.

De posse das informações prestadas na audiência pública, a Comissão de Orçamento, Controle, Finanças e Tributação produzirá um relatório avaliativo, que será publicado em breve.