Escola do Legislativo movimenta a cidade com projetos, palestras e cursos de capacitação

A Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” segue movimentada por intensa agenda de atividades nesta semana. Além dos projetos voltados à educação política e cidadã de jovens, a Escola continua fortalecendo parcerias com instituições de ensino da cidade e região.


Na última segunda-feira (3 de julho), o gestor cultural da Escola do Legislativo, Hermes Naves, se reuniu com a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Eliane Dias, e com especialistas de escolas públicas e privadas de Três Corações. Na reunião foram definidos os temas dos cursos de capacitação técnica que serão oferecidos para professores e pais de alunos, a partir de agosto, no Auditório da Escola do Legislativo. Os cursos serão ministrados por profissionais da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Superintendência Regional de Ensino e da rede pública de ensino tricordiana. Os temas trabalhados serão oratória; educação inclusiva; alfabetização; contação de histórias; linguagem corporal; criança, família e escola; psicologia no universo escolar; e afetividade e sexualidade na escola.


Na terça-feira (4 de julho) foi realizada a última reunião da Câmara Mirim neste primeiro semestre letivo. Com orientação da equipe da Escola, os vereadores mirins cumpriram mais um módulo do curso online “Como as leis são feitas?”, oferecido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta é de que o curso, por meio da abordagem prática do processo legislativo, proporcione o embasamento necessário ao trabalho que será desenvolvido pelos vereadores mirins no segundo semestre, com elaboração de proposições sobre assuntos pertinentes ao município. Na reunião dessa terça, a estudante Laura Antônia Marques Corrêa, da Escola Municipal José Joaquim Alves Pereira, foi empossada vereadora mirim.


Também em sua última atividade antes do recesso escolar, o Parlamento Jovem se reunirá nesta quarta-feira (5 de julho) para a primeira etapa do curso de preparação artística, ministrado pela atriz Adelaide de Castro. No próximo semestre os jovens parlamentares produzirão conteúdos em vídeo para internet, em que falarão sobre temas como política e cidadania.


Para se consolidar como referência em capacitação técnica e formação política no sul de Minas, a Escola do Legislativo promoverá nesta quinta-feira (6 de julho), às 19 horas, no Plenário da Câmara, a terceira palestra do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”, cujo tema será “Orçamento e Finanças Públicas". A palestra será ministrada pelo diretor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha, professor Leandro Rivelli Teixeira Nogueira, que é especialista em Controladoria e Finanças Empresariais; mestre e doutor em Administração, pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).


Informações sobre eventos promovidos pela Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” podem ser obtidas pelo telefone (35) 3239-1505.