“Contabilidade no Setor Público” é tema de palestra em simpósio promovido pela Câmara

A Câmara Municipal de Três Corações, por meio da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, promoveu, na noite dessa quinta-feira (8 de junho), a segunda atividade do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”. A palestra, que teve como tema “Contabilidade no Setor Público”, foi ministrada pela professora doutora Maria Aparecida Curi, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou a importância do aprendizado sobre contabilidade para a eficiência das ações legislativas. Ele lembrou, por exemplo, que o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) está em fase de estudos e discussões na Câmara. Neste sentido, para melhor compreensão do projeto em análise, vereadores e servidores estão contando com o suporte técnico de profissionais da Unifal. Esta iniciativa, segundo o presidente da Câmara, reflete a busca pela profissionalização dos trabalhos desenvolvidos no Legislativo tricordiano.

Em seguida a professora Maria Aparecida Curi falou sobre a parceria entre Câmara e Unifal, que, segundo ela, possibilita aos acadêmicos a vivência prática de conteúdos teóricos trabalhados na universidade. Já no momento da palestra, inicialmente a docente explicou que a contabilidade é um instrumento importante para auxiliar gestores públicos no processo de tomada de decisões.

Em relação a aspectos técnicos do tema, a professora tratou das diferenças entre contabilidade nos setores privado e público. Ela comentou, também, sobre as características qualitativas da informação contábil (relevância, compreensibilidade, tempestividade, entre outras), que são fundamentais para o planejamento de ações dos gestores públicos. Maria Aparecida Curi abordou, ainda, o processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normais internacionais.

Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas do público presente, formado majoritariamente por estudantes de graduação em Ciências Contábeis, Administração e Direito.

O 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Três Corações em parceria com Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM). A próxima palestra, que terá como tema “Orçamento e Finanças Públicas”, está marcada para o próximo dia 6 de julho, às 19 horas.