Câmara participa de reunião para rearticular Conselho Comunitário de Segurança Pública em Três Corações

A convite da Polícia Militar, representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, do Corpo de Bombeiros, da área de educação, o sistema prisional e de associações de bairro estiveram na sede da Associação Comercial e Empresarial de Três Corações (ACETC), na noite dessa quarta-feira (24 de maio), para participar da primeira reunião de rearticulação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP).

O CONSEP é um órgão de utilidade pública, sem fins lucrativos, voltado para a criação de soluções e projetos na área de segurança pública. Em Três Corações, a entidade foi criada em 2007, mas desde 2012 não funciona efetivamente. Na reunião dessa quarta-feira foi nomeada a comissão que será responsável pela reformulação do conselho e pela eleição de seus novos membros.

Enquanto um conselho municipal permite apenas a participação de representantes de entidades e instituições, qualquer cidadão disposto a colaborar com a segurança pública de sua comunidade pode fazer parte do conselho comunitário. Em Minas Gerais, desde 2012, a PM trabalha para fomentar a criação do CONSEP em todos os municípios

Para o juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Três Corações, Dr. Tarciso Moreira de Souza, o Conselho Comunitário de Segurança Pública é um importante instrumento de articulação social. “Em todos os lugares por onde passei como magistrado, o CONSEP foi decisivo”, disse. Já o coronel da PM aposentado, Dr.  Paulo Valério Júnior, ressaltou que, através do conselho, a sociedade se torna capaz de combater as causas de problemas sociais.

Na próxima reunião do CONSEP tricordiano serão definidas a redação final do estatuto do conselho e as regras para eleição dos conselheiros.