Câmara trabalha em novas parcerias para oferecer capacitação técnica à comunidade

A Câmara Municipal de Três Corações recebeu, na tarde desta sexta-feira (19 de maio), a chefe da administração fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda em Três Corações, Rosane da Silva Garcia Alvarenga, e a funcionária Ellen Regina Trajano, da mesma instituição. Elas se reuniram com a diretora-geral da Câmara, professora Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, e com o gestor da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, Hermes Naves.

Na reunião foi discutida uma proposta de parceria entre a Escola do Legislativo tricordiana e a Secretaria de Estado da Fazenda, no sentido de oferecer à comunidade o Programa Educação Fiscal Estadual (PROEFE). Este programa tem como objetivos sensibilizar os cidadãos para a função socioeconômica do tributo; oferecer à população conhecimentos na área de administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação de recursos públicos; e criar uma relação harmoniosa entre Estado e sociedade.

Entre as atividades desenvolvidas pela equipe do programa, destacam-se ações de visibilidade da educação fiscal e realização de seminários, palestras e cursos para estudantes, contabilistas, empresários e entidades representativas de classe. Estão previstas, ainda, visitas programadas às unidades da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais.

A ideia é de que a parceria envolva, também, a capacitação técnica dos participantes dos projetos Câmara Mirim, Parlamento Jovem, além de vereadores e servidores da Casa Legislativa.

Em seguida, a diretora-geral da Câmara e o gestor da Escola do Legislativo receberam o consultor de negócios do SENAC em Três Corações, Filipe Faria Araújo. Na reunião também foi discutida uma proposta de parceria, desta vez com objetivo de oferecer cursos e workshops para a comunidade e professores das redes municipal e estadual. A Câmara elaborará um documento para indicar as áreas em que os cursos deverão ser oferecidos.

Estas iniciativas reforçam o empenho do Legislativo tricordiano para se consolidar como referência em capacitação técnica e formação política no sul de Minas.