Apresentada proposta de instalação de rede de fibra ótica para sistema de monitoramento em Três Corações

Representantes do Legislativo, Executivo, Associação Comercial e Empresarial (ACETC), Polícia Militar, Instituto Federal do Sul de Minas e Cemig/Telecom se reuniram, na tarde desta quinta-feira (18 de maio), na Câmara Municipal de Três Corações. Participaram, entre outras pessoas, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem; os vereadores Carlos Pinheiro, Eder Augusto Costa, Jorge Machado e Ricardo Ferreira; o secretário municipal de Governo, Ulisses Ferreira Pinto; o tenente PM Médice; o presidente da ACETC, Giovanni Corrêa; e o assessor da presidência da Cemig/Telecom, Paulo Antonio de Noronha.

O objetivo desta reunião foi dar continuidade às discussões sobre o projeto de instalação de um sistema de câmeras de monitoramento em vias públicas de Três Corações. A ideia é de que sejam instaladas 46 câmeras em 22 pontos estratégicos (locais de entrada e saída da cidade, pontos próximos a agências bancárias e casas lotéricas, entre outros).

As fontes de recursos para viabilizar a instalação do sistema estão sendo estudadas. Uma das alternativas é de que o financiamento seja feito pelo setor empresarial tricordiano, contando também com um aporte que está sendo buscado junto à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Apresentada pelo Executivo, outra opção é de que os recursos sejam captados da tributação municipal.

No encontro desta quinta-feira a engenheira da Cemig/Telecom, Larissa Vilar, apresentou a proposta inicial para instalação de uma rede de fibra ótica através da qual seria feita a transmissão das imagens produzidas pelas câmeras até a central de monitoramento.

Todo o trabalho de monitoramento ficará concentrado em um espaço dentro do quartel da Polícia Militar. As câmeras serão monitoradas 24 horas por dia por estagiários e funcionários cedidos pelo Executivo, que receberão treinamento da própria PM para execução do serviço.

Como resultado prático da reunião, foi estabelecida a meta de que, nas próximas semanas, seja apresentado o projeto com as informações técnicas necessárias à instalação do sistema. Um novo encontro para tratar do assunto, já com o projeto elaborado, foi marcado para o dia 22 de junho.