Greve de professores em destaque na Tribuna Popular da Câmara

As Reuniões Ordinária e Extraordinária da Câmara Municipal de Três Corações, na noite dessa segunda-feira (4 de abril), foram marcadas pela presença de professores da Rede Estadual de Ensino, que estão em greve para protestar contra a proposta de reforma da previdência, do Governo Federal. Representando o grupo, o professor Felipe José de Oliveira fez uso da Tribuna Popular e disse que a paralisação visa chamar atenção não só para a situação do professorado, mas de toda a classe trabalhista. Ele afirmou, ainda, que haverá reposição de aulas para que os alunos não sejam prejudicados.

Como representante dos estudantes das escolas estaduais, o jovem Vinícius Antenor Junqueira Nunes, de 17 anos, também ocupou a Tribuna. Segundo ele, a causa da paralisação dos professores é legítima, mas deve haver um planejamento de modo que a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não seja comprometida.

A Tribuna Popular foi ocupada, ainda, pelo diretor de atendimento e ressocialização da Penitenciária Regional de Três Corações, Luis Alencar. Ele falou sobre o Programa Nacional de Atendimento à Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade.

Na pauta de discussão e votação das Reuniões, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que autoriza abertura de crédito adicional suplementar para aquisição de veículos destinados ao transporte escolar, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação. Foram aprovados, também, Requerimentos que solicitam, ao Poder Executivo, informações sobre a construção de creches e escolas de educação infantil, entre outros assuntos.

Ao final da Sessão, o presidente da Câmara, Maurício Gadbem, agradeceu a presença dos professores e reforçou que educação é prioridade da atual gestão do Legislativo.