Parlamento Jovem de Três Corações toma posse em solenidade na Câmara

O Parlamento Jovem de Três Corações foi lançado oficialmente em Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite dessa quarta-feira (29 de março), com a presença de autoridades, familiares e da comunidade escolar. A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelo Presidente da Câmara, Maurício Gadbem, além do coordenador do Parlamento Jovem, Renato de Brito, o Superintendente Regional de Ensino de Varginha, Erivelton Giovani Ramos, o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Adriano Pereira Braga, e a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo. No Plenário também permaneceram os vereadores tricordianos Dinho Caminhoneiro, Eder da TNT, Carlos Pinheiro e Juliana Prudêncio, além de representantes das Câmaras de Três Pontas e São João Batista do Glória.

Na Sessão foram empossados 19 Jovens Parlamentares (estudantes do ensino médio que representam escolas públicas e privadas de Três Corações). Sob fortes aplausos, eles entraram no Plenário e, em seguida, cada jovem foi chamado nominalmente para receber das mãos do presidente da Câmara o diploma de posse. Representantes das sete escolas que aderiram ao projeto também receberam, em nome da instituição, um certificado de participação.

No juramento de posse os Jovens Parlamentares se comprometeram em desempenhar seus mandatos com responsabilidade, contribuindo para a formação cidadã e buscando promover uma sociedade mais justa, politizada e consciente.

Convidada para realizar uma palestra durante a Sessão de Lançamento e Posse do Parlamento Jovem, a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, falou sobre a importância de se manter interessado por todas as esferas da política nacional. Ela também destacou, por meio de exemplos práticos, como a política influencia o dia a dia dos cidadãos.

Após a palestra foi realizada a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem para 2017. A votação resultou na seguinte composição: Lucas Lami Naves (Presidente Jovem), Letícia Karoline Borges Soares (Vice-Presidente Jovem) e Luana Ketlyn Mariano Fonseca (Secretária Jovem).

Ao final da Sessão, o presidente da Câmara, Maurício Gadbem, agradeceu a confiança dos pais e das escolas em relação ao projeto. Ele ressaltou, ainda, a importância de se investir na formação política e cidadã dos jovens, como forma de construir uma sociedade mais democrática e de promover a necessária renovação de quadros políticos no Brasil.