Reunião na Câmara discute questão da violência em escolas de Três Corações

A Câmara Municipal de Três Corações promoveu, na tarde desta quinta-feira (30 de março), uma reunião para discutir a questão da segurança nas escolas tricordianas. Participaram da reunião os integrantes da Mesa Diretora da Câmara, Maurício Gadbem (presidente), Werbinho (vice-presidente) e Dinho Caminhoneiro (secretário), os vereadores Carlos Pinheiro, Eder da TNT, Juliana Prudêncio e Ricardo Ferreira, a diretora-geral da Casa, professora Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, o subcomandante da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente André Barbosa, diretores de escolas estaduais de Três Corações e representante do conselho tutelar. A reunião foi de iniciativa da Presidência da Câmara, após o grave episódio de violência ocorrido na Escola Estadual Godofredo Rangel, em fevereiro passado.

Na reunião os diretores relataram dificuldades para o enfrentamento de atos de violência dentro das escolas, já que há limites para a aplicação de punições aos alunos. Apesar disso, ainda segundo os diretores, a maioria das questões é solucionada no próprio âmbito escolar, sem necessidade de recorrer à intervenção da polícia.

Os diretores também destacaram a importância do projeto “Patrulha Escolar”, que coordena ações da comunidade escolar com a Polícia Militar no sentido de coibir a violência e a criminalidade nas escolas e suas imediações. O projeto, atualmente, está paralisado, mas, de acordo com o subcomandante da PM, deve ser retomado até início de maio. Outra iniciativa, segundo o tenente André Barbosa, é de também reiniciar, em breve, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

As representantes do Conselho Tutelar incluíram na discussão a necessidade de maior agilidade na comunicação entre órgãos de segurança pública, nos casos de atos infracionais cometidos por menores de idade. Segundo os diretores das escolas, a demora do processo gera sensação de impunidade para os alunos, que, muitas vezes, reincidem no cometimento de atitudes violentas. A partir dessa demanda, os representantes do Legislativo irão dialogar com as Polícias Militar e Civil e com o Ministério Público, para buscar soluções ao problema.

Em Três Corações, o projeto “TCer a Paz”, criado em 2012, desenvolve atividades para promover ações de prevenção da violência nas escolas. Nesse sentido, em sua intervenção, a diretora-geral da Câmara, professora Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, ressaltou que o trabalho de apoio realizado pelas forças policiais deve estar inserido em uma proposta pedagógica, que envolva participação da família e formação cidadã dos alunos.

Um dado positivo registrado pelo subcomandante da Polícia Militar é de que, no primeiro trimestre deste ano, houve redução de cerca de 50% em episódios de violência nas escolas de Três Corações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara, Maurício Gadbem, reforçou a importância de se estabelecer uma cultura preventiva em relação ao combate da violência no âmbito escolar. Ele também colocou o Legislativo à disposição da causa, inclusive como espaço de estudos e debates.