Dia Internacional da Mulher é celebrado com música e poesia na Câmara Municipal

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com arte na Câmara Municipal de Três Corações, na tarde desta quarta-feira (8 de março). Por iniciativa da presidência da Casa, foram promovidas atividades para homenagear as servidoras da Câmara, que, na ocasião, representaram todas as mulheres tricordianas.

Logo no início do expediente, os artistas Paulo Barros, Guilherme Vallim e Gustavo Vallim, integrantes do grupo “Vírus Poético”, percorreram os departamentos da Câmara e presentearam as servidoras com botões de rosas, ao som da música “Primavera”, de Tim Maia, interpretada em voz e violão.

Em seguida, dando continuidade às homenagens, as servidoras se reuniram no hall de entrada para acompanhar outras apresentações do grupo artístico. Foram declamadas poesias com temáticas ligadas ao universo feminino misturadas com canções da música popular brasileira.

Nas redes sociais da Câmara foi publicado um vídeo em que servidoras da Casa prestam depoimentos pessoais sobre a experiência de ser mulher. Foi postada também uma foto de todas elas, no jardim do prédio do Legislativo, acompanhadas do presidente, Maurício Gadbem.

Ao assumir a gestão da Câmara, a atual Mesa Diretora se preocupou em contemplar a questão da representatividade feminina no corpo de servidores. Pela primeira vez a diretoria geral da Casa é ocupada por uma mulher, no caso, a professora Maria Terezinha Teixeira dos Santos, importante figura feminina de nossa cidade, que construiu uma rica trajetória nas áreas de educação e gestão. Na Câmara, ela é responsável por coordenar as atividades de caráter administrativo de dezenas de servidores. Além disso, como mais uma prova da valorização feminina no Legislativo Municipal, vale destacar que, entre os servidores, o número de mulheres permanece maior que o de homens.

A Mesa Diretora da Câmara também está empenhada em desenvolver soluções legislativas que contemplem necessidades diversas das mulheres. Sabe-se que, apesar de avanços ocorridos nas últimas décadas, elas ainda enfrentam dificuldades para se colocar em condição de igualdade aos homens, sobretudo no mercado de trabalho. Outra realidade ainda persistente é quanto ao preconceito de gênero, por meio do qual as mulheres são vítimas constantes de agressões físicas, psicológicas e morais. Portanto, a Câmara Municipal de Três Corações se mantém atenta a esses e outros fatores relativos à presença das mulheres na sociedade e reitera o compromisso de continuar trabalhando para que elas tenham seus direitos assegurados e ampliados, bem como sua importância reconhecida.