Câmara apoia processo para certificação quilombola de comunidades rurais tricordianas

Representando a Câmara Municipal de Três Corações, o vereador Eder da TNT visitou a Comunidade de Remanescente de Quilombos de São Pedro de Cima, no município de Divino (MG), nos últimos dias 14 e 15. O objetivo foi acompanhar de perto a realidade do grupo e adquirir experiências para ajudar a viabilizar a certificação quilombola das comunidades rurais tricordianas da Cota e do Taquaral.

De posse dos conhecimentos compartilhados depois da visita, as comunidades deverão constituir uma associação de moradores e coletar dados para a montagem do processo de certificação junto à Fundação Cultural Palmares (entidade vinculada ao Ministério da Cultura que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras).

A certificação pela Fundação Palmares possibilita às comunidades quilombolas, entre outros benefícios, o acesso a programas e políticas públicas nas áreas de educação, saúde, moradia, infraestrutura e saneamento básico.