Comissão de Saúde da Câmara recebe Presidente do Hospital São Sebastião

Na ultima quarta-feira, 05 de agosto, os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Três Corações receberam para uma reunião o Presidente da Fundação Hospitalar São Sebastião, Dr. José Pereira Cunha.

A comissão fez alguns questionamentos sobre a situação de momento do Hospital São Sebastião ao médico Dr. Pereira, que fez um resumo de tudo que vem acontecendo e também realizando neste ano de 2020 nas dependências do HSS. Segundo ele, o hospital vem enfrentando bem a pandemia do Covid-19 com muita cautela e resiliência dos profissionais que lá trabalham.

Dr. Pereira fez um relato do dia-a-dia dos médicos e enfermeiros, bem como, da área administrativa. O Hospital São Sebastião tem um déficit mensal de 180 mil reais, e ainda atende varias cidades vizinhas, pelo fato de Três Corações ser cidade polo. Algumas cidades até ajudam, mas de forma tímida, outras em nada contribuem, e o hospital arca com as despesas. Hoje a instituição tem ótimo relacionamento com fornecedores e funcionários, e os mesmos estão em dia com seus salários. Pereira disse que várias verbas parlamentares chegaram desde o começo deste ano, e que estas verbas já vem destinadas para seus referidos fins. Outro fato que ajudou bastante na otimização financeira foi a ampliação do Plano Amigos.

O presidente da Fundação disse que estava programada obras de ampliação para o pronto socorro, mas com a chegada da pandemia,teve que mudar os planos e se adequar a nova realidade. Ou seja, o hospital tem a sua UTI com 10 leitos, mas esta UTI já existe há muito anos, atendendo a todos que dela precisam, ao custo mensal de aproximadamente 270 mil reais, e que foi necessário montar uma nova UTI só para atendimento ao Covid-19, também com 10 leitos. Na realidade, foi criada uma nova área só para tratamento de pessoas com Covid-19. Dr. Pereira falou da verba de 4 milhões recebida do governo para combate a corona vírus. Com o aumento de casos de infectatos com este vírus em nosso município, o hospital ficou no limite, e com esta verba, está construindo mais uma UTI completa, com 10 leitos, mas tem encontrando dificuldades em comprar equipamentos necessários para a mesma, pois os fornecedores não estão tendo materiais, produtos e medicamentos para entregar, e quando o tem, a ágio é muito grande. Além disso, um novo tomógrafo de última geração também está sendo adquirindo para melhorar ainda mais o atendimento do hospital.

Dr. Pereira agradeceu a oportunidade de mostrar aos vereadores a situação do hospital e também ao apoio da Câmara sempre em favor da instituição. O vereadores também agradeceram a presença do presidente, e parabenizaram o belíssimo trabalho realizado pelos médicos e profissionais do Hospital São Sebastião.