Vereador sugere criação de Creche da Terceira Idade

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  vereador Francisco Carlos Pinheiro, por meio de indicação , sugere ao Executivo  o estudo da possibilidade de criação e implantação do Programa Social “Creche da Terceira Idade” no município de Três Corações - MG”. A indicação foi feita junto com o Vereador Jorge Machado.

De acordo com o Vereador em justificativa a indicação é importante e necessária e que atenderia ao anseio de muitas famílias tricordianas: “O perfil populacional do Brasil, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), terá uma mudança significativa, pois seremos o sexto país com mais idosos no mundo até 2025, sendo que dos então 219.346.505 habitantes, 30.265.658 estarão na faixa etária acima de 60 anos, à frente das Filipinas e do México.

De maneira natural, o avanço da idade segue acompanhado de várias dúvidas e preocupações, além das doenças em razão das limitações do corpo, tais como o receio de acidentes, o sentimento de solidão, pois muitos idosos são deixados sozinhos durante muito tempo, para que os demais membros da família possam trabalhar e/ou estudar.

O programa “Creche da Terceira Idade” objetiva dar tranquilidade às famílias que tem o idoso em seu convívio, proporcionando um atendimento humanitário com valorização da pessoa idosa, em um local em que ela possa passar o tempo com a atenção especial, na companhia de outras pessoas com quem possa conversar durante o dia, sendo ao mesmo tempo, assistidas em suas necessidades físicas, psíquicas e sociais.

Esse programa já existe em várias cidades brasileiras, sendo totalmente viável em Três Corações, bem porque, a sua criação e implantação poderá ser em forma de parcerias entre Prefeitura e empresas privadas através de convênios.

O projeto se fundamenta nos artigos 6º (Direitos Sociais) e 230 (Dever do amparo à pessoa idosa) ambos da nossa Carta Magna de 1988”.