Vereador sugere criação de programa de prevenção ao diabetes

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  vereador Francisco Carlos Pinheiro, por meio da indicação, solicita ao Executivo que seja estudada a possibilidade de instituir no município “programa de prevenção ao diabetes,  voltado às crianças das creches e escolas municipais”, através de ações rotineiras com profissionais da área da saúde, no atendimento clínico e orientações nutricionais.

O  programa, segundo o Vereador, objetiva a prevenção de diabetes em crianças nas creches e escolas municipais, visando detectar nos alunos, a ocorrência do diabetes ou que tendem a desenvolver a doença: “O programa também poderia prever encaminhamento ao tratamento de saúde e educação alimentar adequada para essas crianças”, ressaltou Pinheiro.

Ainda de acordo com o Vereador em Justificativa da proposição, poderia se criar um questionário a ser apresentado aos pais/responsáveis visando diagnosticar a doença, com perguntas simples tais como:

a) “você tem notado se a criança tem bebido água além do normal?” b) “a criança tem urinado muito?” c) “A criança tem passado mal frequentemente com tonturas?” d) “A criança tem reclamado que está com as vistas embaçadas?” e) “A criança tem emagrecido rapidamente?” f) “A criança tem histórico de familiares com diabetes?”.

“Caso haja, pelas respostas, evidencia da doença, o aluno seria encaminhado à rede pública de saúde com prioridade no atendimento, visando a realização de consultas e exames específicos para a constatação e tratamento, se for o caso”, disse o Vereador.