Vereadores votam projeto sobre eliminador de ar nas tubulações do sistema de água

Durante Reunião Ordinária da Câmara Municipal, os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 5139/2019, de autoria dos Vereadores Eder Augusto Costa, Helder da Fonseca Reis, Maurício Miguel Gadbem, Ricardo Ferreira e Weber Eugênio de Souza, que dispõe sobre instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de água.

Os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, também em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei nº 5153/2019, de autoria do Vereador Jorge Antônio Machado, que dispõe sobre denominação de logradouro público no Bairro Vila Viana, de Rua Santos Reis para Rua José de Moura.

Em única discussão e votação os vereadores votaram e aprovaram requerimentos e moções:

- Requerimento nº 91/2019, de autoria do Vereador Maurício Miguel Gadbem. Requer que o Poder Executivo faça cumprir ao que determina a Lei Federal nº 13.663/2018, para incluir e exigir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente intimidação sistemática (bulling) e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino.

- Requerimento nº 92/2019, de autoria do Vereador Helder da Fonseca Reis. Requer ao Poder Executivo informações sobre o número de estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, notadamente, bares, restaurantes, boates ou pubs dentre outros, no âmbito do Município de Três Corações - MG.

- Requerimento nº 93/2019, de autoria do Vereador Eder Augusto Costa. Requer ao Poder Executivo informações detalhadas sobre a “merenda escolar” que está sendo servida na E. M. Dona Maria Laura, nos anos de 2017 e 2018.

- Requerimento nº 95/2019, de autoria do Vereador Eder Augusto Costa. Requer que o Poder Executivo informe qual é a base de cálculo que lastreia o preço da taxa de coleta de lixo hoje em vigor em Três Corações, bem como a base de cálculo e a justificativa dos aumentos eventualmente aplicados a partir de 2013.

- Requerimento nº 96/2019, de autoria do Vereador Williandro Wagner Gonçalves de Castro. Requer ao Poder Executivo informações sobre os pagamentos dos adicionais de insalubridade e periculosidade aos agentes públicos municipais nos termos em que dispõe o art. 95 e seguintes da Lei Complementar nº 281/2011, que “dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da Administração Direta, das Autarquias e Fundações Públicas dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Três Corações".

- Requerimento nº 97/2019, de autoria do Vereador Williandro Wagner Gonçalves de Castro. Requer ao Poder Executivo informações vinculadas no site oficial da Prefeitura a despeito do IPTU, quais sejam: 1) Cópia da recomendação feita pelo TCE-MG para que sejam atualizados os valores; 2) Cópia do contrato realizado com a empresa em questão que fez a reavaliação dos valores; 3) Estudos que apontaram a nova Planta de Valores Genéricos e 4) Cópia do mapeamento atualizado contendo os valores da metragem quadrada onde foram atualizados, juntamente com cópia do decreto que revisa os valores do IPTU para o ano de 2019.

- Requerimento nº 98/2019, de autoria do Vereador Eder Augusto Costa. Requer ao Poder Executivo informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para se evitar o acúmulo do lixo que tem sido descartado às margens da Rodovia Claudionor Vasconcelos, do Bairro Vila Fernão Dias até a entrada do Bairro Monte Verde.

- Moção nº 67/2019, de autoria do Vereador Williandro Wagner Gonçalves de Castro, assinada pelos demais Vereadores. Visa conceder Moção de Pesar aos familiares do Sr. Salvador da Silva, pelo seu falecimento aos 27 de abril de 2019.

- Moção nº 68/2019, de autoria do Vereador Weber Eugênio de Souza. Visa Conceder Moção de Aplausos à Senhora Marisa Arbex.

Durante reunião ordinária, os vereadores entregaram Moções de Aplausos para a fazenda Fazendinha e para aos proprietários da Fazenda da Cobiça, Marcelo e Marcílio Branquinho Pereira, pela conquista de melhores fazendas de leite Brasileiro de acordo com o índice IDEAGRI, acontecido em Uberlândia.

Sobre as Fazendas

A Faz. Fazendinha, localizada no município de Três Corações, foi adquirida em 1952 pelo Senhor Adilson Levindo, pai e avô dos atuais gestores. A Fazenda que está na sua terceira geração, sendo gerenciada por Adilson e seu filho Júlio César, atualmente conta com 260 vacas em lactação produzindo aproximadamente 7500 Litros de leite diariamente. A qualidade do leite e reprodução são os diferenciais da fazenda que contém hoje 620 animais.

Em 1970, a principal atividade da Fazenda Cobiça era a cafeicultura, época em que foi adquirida pelo Senhor José Henrique. E com o tempo, a produção de café foi substituída pela produção de leite. No início da década de 90, os filhos Marcelo e Marcílio, concluíram a faculdade de medicina veterinária e de agronomia e com o tempo assumiram o comando da propriedade. Venderam parte da fazenda para investir na produção de leite. E o resultado, duas décadas depois é que a produção diária de 600 litros das 55 vacas em lactação saltou para 31 mil litros de leite por dia atualmente. A propriedade tem hoje 950 vacas leiteiras. E com esse feito, a fazenda se torna a melhor fazenda de leite Brasileiro, com o índice IDEAGRi.

O Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) é um indicador unificado, com base em vários parâmetros produtivos, reprodutivos e sanitários, com limites personalizados por perfis de rebanho, que permite ranquear todas as fazendas consideradas dentro de uma mesma base comparativa. Tem atualização trimestral e divulgação aberta, e é um índice de referência da qualidade e da eficiência produtiva do leite brasileiro.