Câmara pede participação de Três Corações em programa nacional de inclusão digital

O presidente da Câmara, vereador Helder da Fonseca Reis, enviou uma correspondência ao Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Montes, solicitando a participação do município de Três Corações no Programa Cidade Digital, que é desenvolvido pelo Ministério com o intuito de promover a inclusão digital.

“Há uma parcela significativa de munícipes que não tem acesso à internet, em razão dos custos dos serviços. Ainda se vê por aqui filas nas Lan houses existentes”, argumentou o presidente da Câmara em correspondência, ressaltando que Três Corações tem um número semelhante entre habitantes e usuários de telefonia celular.

De acordo com o Site do MCTIC, o objetivo do Programa Cidade Digital é o de modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Ainda segundo informações do Ministério, o serviço é utilizado pelas prefeituras municipais, conectando seus órgãos governamentais e públicos, acelerando os processos administrativos, trazendo benefícios para a população que contará com uma prestação de serviço mais ágil, podendo também acessar gratuitamente a internet por meio dos Pontos de Acesso Público, disponibilizados dentro do Projeto.