Presidente da Câmara ouve demandas do CAPS AD

O Presidente da Câmara, vereador Helder da Fonseca Reis, esteve em visita institucional ao CAPS AD – Centro de Apoio Psicossocial de Álcool Drogas na tarde do dia 01 de Março para saber como está o funcionamento do trabalho, que hoje é feito na  Casa de Saúde Santa Fé. Ele aproveitou para ouvir as demandas apresentadas pela equipe que presta assistência aos dependentes químicos.

Dr. Helder, que é especialista em dependência química, ressalta que uma das suas preocupações é desenvolver políticas públicas para amenizar esse grande problema que assola a sociedade. Como Presidente da Câmara, ele afirma que está se empenhando para conseguir mais um carro que faça o atendimento aos pacientes do CAPS AD em Três Corações: “Um carro foi adquirido em 2017 e atende hoje também o CAPS 1.

No CAPS AD, atualmente, cerca de 20 pessoas são assistidas por uma equipe multidisciplinar formada por 16 profissionais, entre psicólogos, assistente social, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, enfermeiro, professor de música, professor de arte e educador físico.  De 7h às 17 horas de segunda a sexta, além do tratamento, os pacientes participam também de oficinas terapêuticas.

“O movimento no CAPS AD caiu consideravelmente no último ano, depois da mudança do local do Centro, da antiga policlínica para a Colônia Santa Fé”, afirmaram os profissionais que trabalham no atendimento aos dependentes químicos.  Mas, esse não é o maior problema apresentado.  Foi relatado ao Presidente da Câmara que os pacientes que passam o dia todo em tratamento, participando nas oficinas terapêuticas recebem  somente uma refeição: “O café foi cortado desde o ano passado”, relataram, além de “ faltar materiais de limpeza, de higiene e de outros que utilizados nas oficinas dos pacientes”, disseram.

Outro fator que diminuiu o movimento de assistência aos dependentes químicos no CAPS AD, segundo a equipe de trabalho, foi o corte temporário do Cartão Saúde, que permite o transporte gratuito dos pacientes (do centro ate a Colônia Santa Fé). Mas Dr. Helder explicou que o Projeto de Lei está tramitando nas Comissões da Câmara Municipal dentro do prazo regimental e já até foi votado em primeira discussão e votação e deverá ser em segunda votação numa próxima reunião a ser marcada após o carnaval.  

Para o Presidente da Câmara, são relatos preocupantes porque o CAPS AD realiza um importante trabalho de assistência aos dependentes químicos, uma realidade em nosso município que precisa, cada vez mais, receber a atenção do poder público e de toda sociedade: “Vamos levar o assunto à Câmara e pedir providências ao Executivo”, afirmou Dr. Helder