Espiritualidade é tema de palestra do Seminário “Desafios da Atualidade”

O Seminário “Desafios da Atualidade” promoveu palestra sobre o tema “Espiritualidade”, na última sexta-feira (7 de dezembro), no Auditório da Escola do Legislativo. O debate foi conduzido pelo teólogo e filósofo Rogério Ferreira da Silva.

Em sua exposição inicial, o palestrante explicou que o conceito de espiritualidade corresponde ao modo de vida individual ou comunitária, além da busca por harmonia e transcendência. Neste sentido, a oração representa o combustível que mantém a espiritualidade viva.

Para Rogério, os pontos principais da espiritualidade são experiências relativas à realidade, a si mesmo, a Deus e ao engajamento. Ele defende ainda que a espiritualidade deve se manifestar no decorrer do processo natural da vida (infância, adolescência, fase adulta e velhice).

Antes de abrir espaço para perguntas e comentários do público, o teólogo apresentou a diferença conceitual entre religião e espiritualidade. De acordo com ele, a religião funciona como meio de sustentação da espiritualidade.

O Seminário “Desafios da Atualidade”, realizado pela Câmara Municipal, tem como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretendem estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.

“Amor e Ódio nas Redes Sociais” será o tema da última palestra do ciclo, ministrada pelo professor Hélio Lemes, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), nesta quarta-feira (12 de dezembro), às 14h30.