Audiência pública debate o papel da escola na formação do adolescente

A Câmara Municipal promoveu, na noite dessa quarta-feira (9 de maio), audiência pública para discutir “O Papel da Escola na Formação do Adolescente”. O evento contou com mais de três horas de explanações e debates envolvendo a situação atual das escolas e a forma como elas lidam com seus alunos na fase da adolescência.


Os expositores convidados para debater o tema foram o superintendente regional de Ensino, professor Erivelton Giovani Ramos; a Secretária Municipal Adjunta de Educação, Flávia Maria Machado Pereira Rivello; a professora doutora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, da Universidade Federal de Alfenas; a psicopedagoga e diretora da Fundação Aprender, doutora Julia Eugênia Gonçalves; o diretor da Escola Estadual Padre José Grimminck, de Alfenas, Giovani de Castro Souza; e a professora Juliana Felipetto da Silva, da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor).




Após as exposições dos debatedores, foi aberto espaço para a participação do público presente. Alunos, professores e diretores de escolas, além de formularem perguntas aos especialistas convidados, também contribuíram com relatos sobre a realidade vivenciada no dia a dia do ambiente escolar. Em suas falas, destacaram, entre outros aspectos, a necessidade de que as escolas se adequem às novas realidades e se transformem em espaços atrativos para esta etapa da vida dos estudantes.


Alunos presentes à audiência manifestaram ainda suas preocupações quanto ao ritmo de trabalho adotado pela maioria das escolas, que, segundo eles, não condiz com a velocidade em que as coisas acontecem na vida dos adolescentes. Eles também explicaram sobre a importância da orientação de profissionais e adultos em seus processos de formação, já que a adolescência consiste em uma fase de escolhas que influenciam diretamente ao longo de toda a vida.




Temas como a baixa remuneração de professores, problemas estruturais das escolas, questões psicológicas envolvidas na relação com os alunos e a melhor maneira de lidar com situações de violência no ambiente escolar também fizeram parte dos debates.


Ao ressaltar que o objetivo da audiência pública foi atingido, o presidente da Câmara e idealizador do evento, vereador Maurício Gadbem, disse que as falas e ideias apresentadas por todos os personagens envolvidos no debate devem contribuir para a formação de uma sociedade que valorize mais a educação e de escolas mais estruturadas para acolher seus alunos adolescentes.