Câmara e Prefeitura contra depressão e suicídio

A Câmara Municipal recebeu, na última terça-feira (6 de março), representantes da Secretaria de Saúde para discutir a implantação das leis “Coração Feliz" e "Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio”, ambas de autoria do presidente da Casa, vereador Maurício Gadbem, e aprovadas na gestão passada. Além dele, participaram da reunião o vice-presidente da Câmara, vereador Werbinho; o vereador Eder da TNT; a secretária de Saúde, Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves; o secretário adjunto, Rachid Gadbem Neto; a coordenadora do CAPS, Iracema Amorim de Carvalho; e a coordenadora da atenção primária de saúde, Shirlene Rodrigues.

Para combater o problema dos altos índices de suicídio registrados em Três Corações, a proposta da lei Coração Feliz consiste em treinar agentes comunitários de saúde dos PSFs para identificar e encaminhar ao tratamento os cardiopatas com quadros depressivos. Já o Programa Municipal de Combate ao Suicídio pretende identificar e encaminhar potenciais suicidas para que recebam, junto com suas famílias, tratamento adequado.

Na reunião ficou definido que a ação mais imediata acontecerá nos próximos dias para colocar em prática a lei Coração Feliz. O presidente da Câmara, que também é médico, capacitará agentes comunitários de saúde dos PSFs para que possam realizar os trabalhos de identificação e encaminhamento de cardiopatas com quadros depressivos. Maurício Gadbem oferecerá o treinamento voluntariamente, sem nenhum custo para a Prefeitura.

Em relação ao Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio, uma audiência pública será realizada para debate e apresentação de propostas sobre o tema. A ideia é que a audiência sirva como base no processo de estruturação do funcionamento do programa.

A preocupação em torno da questão do suicídio é extremamente relevante, já que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 80% dos suicidas buscam algum tipo de ajuda médica no último mês antes de atentarem contra a própria vida. Sendo assim, é papel do poder público e de pessoas envolvidas na área da saúde buscar todas as medidas capazes de minimizar os índices no município.