“Escola Cidadã” debate psicologia no universo escolar

Com Plenário cheio, a Câmara Municipal realizou, na tarde dessa quinta-feira (19 de outubro), mais uma palestra do projeto “Escola Cidadã”. O tema debatido foi “Psicologia no Universo Escolar”.

A palestra foi ministrada pelo professor doutor Marcelo Menezes Salgado. Ele é psicólogo e atualmente leciona na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), além de ser membro do Laboratório de Psicologia da Moralidade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Em sua apresentação, o palestrante destacou, inicialmente, o histórico da prática da psicologia escolar no Brasil. A atividade envolve estudos de temas relativos ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiência, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, entre outros.

O professor falou, também, sobre a importância da psicologia no processo de formação de estudantes de licenciatura em diversas áreas, no sentido de orientar a prática profissional dos futuros professores. Na parte final de sua apresentação, Marcelo Salgado tratou das intervenções de psicólogos escolares em questões inerentes à realidade de professores e alunos no ambiente escolar.

O ciclo de palestras “Escola Cidadã”, realizado pela Escola do Legislativo em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, é voltado aos profissionais da rede estadual de ensino em Três Corações. O projeto promove discussões sobre temas importantes para formação continuada dos professores. A próxima atividade será no dia 9 de novembro, às 17h30, com palestra sobre “Afetividade e Sexualidade na Escola”.