Especial Dia dos Professores: Câmara Municipal e o fomento à educação

Nesta data de 15 de outubro, em que se comemora o Dia do Professor, a Câmara Municipal parabeniza a todos os profissionais que, apesar das dificuldades impostas, se dedicam para fortalecer a educação em nossa cidade e nosso país.

Prioridade da atual gestão da Câmara, a educação está constantemente no foco dos trabalhos desenvolvidos no Legislativo tricordiano. Neste sentido, a partir do fortalecimento da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, diversas iniciativas foram realizadas para valorizar a educação tricordiana e todos os cidadãos nela envolvidos.

PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NA DIRETORIA GERAL

Para ocupar o cargo de diretora geral da Câmara e coordenar toda a estrutura administrativa da Casa, foi convidada a professora Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, profissional com vasta experiência em gestão pública da educação. Ela aceitou o convite e, no exercício de suas atividades, adota um modelo de gestão técnico, participativo e transparente.

PROJETO ESCOLA CIDADÃ

Em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, a Câmara promove o projeto “Escola Cidadã”, um ciclo de palestras voltado a professores da rede estadual de ensino em Três Corações. O objetivo principal é ampliar a discussão sobre o processo educativo no município.

Com abordagem de temas relevantes para a formação continuada dos docentes, o projeto apresenta novas metodologias para o processo de ensino/aprendizagem no cotidiano escolar. Os encontros possibilitam, ainda, a troca de experiências entre professores.

As palestras, realizadas quinzenalmente, contam com grande adesão dos profissionais da educação. “Relação entre criança/família/escola”, “Psicologia no universo escolar” e “Educação inclusiva” são alguns dos temas discutidos.

PARCERIA COM UNIVERSIDADES

Ao longo deste ano, a Câmara estabeleceu parcerias com diferentes instituições de ensino superior, como Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha, Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) e Instituto Federal do Sul de Minas. As parcerias possibilitaram, por exemplo, a prestação de consultorias técnicas aos trabalhos das comissões temáticas.

O convênio com a Unifal resultou, ainda, na realização do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”, que destaca temas atuais e importantes na área de gestão pública. As palestras e debates são conduzidos por mestres e doutores dos cursos da universidade.

Com realização mensal, as atividades do simpósio são acompanhadas, sobretudo, por servidores dos Poderes Legislativo e Executivo de diversas cidades da região, além de estudantes e professores de ensino médio e cursos de graduação.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Atenta aos problemas e necessidades da educação em Três Corações, a Câmara promoveu, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, uma Audiência Pública para discussão do tema “Violência e Segurança nas Escolas”.

No evento, realizado em maio, diversos profissionais das áreas de educação e segurança debateram o assunto e apresentaram propostas para solucionar o problema. A Audiência Pública contou, ainda, com a participação de expositores vindos de outras cidades, que compartilharam experiências exitosas no combate à prática recorrente de atos de violência no ambiente escolar.

PROJETOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA

A Escola do Legislativo continuou investindo nos projetos “Câmara Mirim” e “Parlamento Jovem”, que promovem formação política e consciência cidadã de crianças e adolescentes.

Em agosto, como sede da Plenária Regional do Polo Sul de Minas 3, a Câmara recebeu jovens parlamentares de Três Corações, Varginha, Três Pontas e Santana da Vargem, para discussão e votação de propostas sobre o tema do projeto neste ano – “Educação Política nas Escolas”.

Portanto, neste dia emblemático, a Câmara se reafirma como espaço de criação e discussão de propostas e soluções legislativas que valorizem a educação e seus profissionais. Afinal, a qualidade da educação é fator fundamental para se construir um Legislativo forte, independente, dinâmico e participativo.