Diretora Geral da Câmara apresenta relato da gestão administrativa

A diretora geral da Câmara, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, ocupou a Tribuna Popular, durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira (9 de outubro), para apresentar um relato sobre as principais iniciativas administrativas desenvolvidas, neste ano, à frente da gestão da Casa.

A apresentação se concentrou na pontuação de cinco linhas de trabalho de gestão:

GESTÃO COM PLANEJAMENTO

Esta linha de trabalho consiste no desenvolvimento de processos racionais de tomada de decisões para otimizar o uso de recursos e prazos, visando atingir metas desejadas.

Como exemplo, foram citadas ações de planejamento relacionadas a todos os eventos promovidos pela Câmara e aos custos que possibilitarão independência de mecanismos de suplementação orçamentária em 2018.

GESTÃO PARTICIPATIVA

A diretora geral destacou que o modelo de gestão praticado prioriza o envolvimento de todos no processo de discussão de ideias e tomada de decisões, com transparência e compartilhamento de informações.

GESTÃO TÉCNICA COM BASE JURÍDICA

Disponibilização de apoio técnico para atividades legislativas, com valorização do trabalho das comissões temáticas. Cursos e simpósios de capacitação técnica estão sendo ofertados gratuitamente aos vereadores, servidores da Câmara e à comunidade, por meio de parcerias firmadas com instituições de ensino superior e Superintendência Regional de Ensino.

GESTÃO DE PROCESSOS E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

Esta linha inclui elaboração de conjuntos de normas e condutas que devem ser adotadas no ambiente de trabalho. As chamadas instruções normativas tratam, entre outros assuntos, da formação continuada de servidores; de procedimentos para compras; de informática e segurança de informações; de segurança, higiene e saúde no trabalho; e de protocolo e tramitação de documentos.

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

Além de eficiente (fazer bem feito), a gestão precisa, também, ser eficaz (fazer o que deve ser feito). Esta combinação de eficiência com eficácia garante efetivação de resultados.

A apresentação da diretora geral da Câmara confirma o trabalho da atual gestão para construir um Legislativo forte, independente, dinâmico e participativo.