Lei "Coração Feliz" ainda não foi efetivada em Três Corações

Em 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração, data que tem como objetivo divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques.

Aprovado pela Câmara Municipal, em 2013, o projeto “Coração Feliz”, de autoria do então vereador Maurício Gadbem, atual presidente da Casa, buscava instituir na saúde pública do município um sistema de rastreamento e identificação de quadros depressivos e de ansiedade em pacientes cardiopatas. Nesse sentido, o próprio autor do projeto se colocou à disposição para treinar, gratuitamente, equipes dos PSF envolvidas no trabalho.

A ideia era de que o projeto fosse colocado em prática já na segunda semana de outubro de 2013, mas até hoje nenhuma ação foi concretizada. Na época, inclusive, a proposta chegou a ser vetada pelo prefeito, mas, ao retornar para o Plenário da Câmara, o veto foi derrubado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, doenças cardíacas são as principais causas de morte no Brasil. Estimativas apontam 350 mil óbitos registrados em decorrência de males do coração, apenas no ano de 2016. No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 23 mil mulheres morrem diariamente vítimas de doenças cardiovasculares. Para reverter o quadro, a Sociedade Brasileira de Cardiologia idealizou, neste ano, a campanha “Movidos pelo Coração”, que visa à conscientização sobre o cuidado que todos devem ter com a saúde cardiovascular.

Em Três Corações, espera-se que a data reforce a importância de que o projeto “Coração Feliz” seja efetivamente iniciado, beneficiando milhares de cidadãos tricordianos.