Jovens Parlamentares do sul de Minas se reúnem na Câmara

A Câmara Municipal recebeu, na última quarta-feira (23 de agosto), a Plenária Regional do Polo Sul de Minas 3 do Parlamento Jovem. Cerca de 65 Jovens Parlamentares de Santana da Vargem, Três Corações, Três Pontas e Varginha se reuniram para discutir e aprovar propostas sobre o tema do projeto neste ano – “Educação Política nas Escolas”.

Na abertura da plenária, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou a importância de iniciativas como o Parlamento Jovem para promover a consciência política da sociedade, Isso, segundo ele, é fundamental ao combate da corrupção no meio político por meio da escolha de representantes honestos e comprometidos com a gestão de qualidade.

Em seguida os Jovens Parlamentares debateram o conteúdo das propostas e, em votação, elegeram as seis proposições que irão representar o Polo na etapa estadual do projeto, em Belo Horizonte. Foram escolhidas duas propostas em cada subtema trabalhado: “Educação Política e Currículo”; “Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens”; e “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas”.

A Plenária Estadual, em setembro, reunirá Jovens Parlamentares de 65 municípios mineiros para analisar e votar propostas elaboradas em todos os polos. As proposições priorizadas constituirão o documento final do projeto, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa.

O Parlamento Jovem de Três Corações, neste ano, é composto por 21 estudantes de ensino médio, que representam sete escolas da cidade.