ESA completa 130 anos de atividades.

Neste dia 28 de maio de 2024, a ESA comemora o seu 130º aniversário, sendo só em Três Corações, 74 anos, e a Câmara Municipal de Três Corações nesta magna data, reverencia a maior Instituição Militar da América Latina na formação de Sargentos das Armas. Parabéns a todos que fazem parte da Escola Sargento Max Wolf Filho.

Em 18 de junho de 1918, chegou a Três Corações, proveniente da vizinha cidade de Campanha, o 14º Regimento de Cavalaria (14º RC). Em Três Corações. Em 1º de agosto de 1919, o 14º Regimento de Cavalaria é transformado em 4º Regimento de Cavalaria Divisionária (4º RCD). Em junho de 1946, o 4º RCD é extinto, sendo criado o 19º Regimento de Cavalaria (19º RC). No ano seguinte, o 19º RC foi transferido, permanecendo em Três Corações um de seus esquadrões, o 1º/19º RC. Esta subunidade existiu até 1949 quando foi incorporada ao efetivo da ESA, então recém-transferida para Três Corações.

A formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro teve sua origem, como curso sistematizado, em 28 de maio de 1894, por meio do Decreto Nº 1.199 de 31 de dezembro de 1892. A Escola de Sargentos das Armas (ESA) foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da 2ª Guerra Mundial, por meio do Decreto Nº 7.888. Ocupou, inicialmente, parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. A primeira turma graduou-se em 1946. Quatro anos mais tarde, é transferida de Realengo para Três Corações. 03 de maio de 1950 é a data em que a Escola de Sargentos das Armas comemora sua instalação em Três Corações.

A primeira turma de sargentos formada em terras tricordianas concluiu o curso no dia 21 de dezembro de 1950. Na época, a ESA formava sargentos das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia. O Curso de Comunicações foi criado em 1961. Entre os anos de 1970 e 1976, a ESA deixou de formar sargentos e funcionou somente com o curso de aperfeiçoamento, voltando à formação de graduados em 1977.

Em 1979, a Escola adota sua frase-símbolo, conhecida em todo o Exército Brasileiro e perenizada na sacada do pavilhão de comando: Sargento: elo fundamental entre o Comando e a Tropa.

Em 27 de abril de 2007, conforme Portaria nº 229, de 23 de abril de 2007, o Comandante do Exército, concedeu à Escola de Sargentos Armas a denominação histórica "ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO".

Tomando como referência a data de aniversário da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a qual se reporta ao dia 23 de abril de 1811, a data de aniversário da Escola de Sargentos das Armas (ESA) foi modificada para o dia 28 de maio, reportando-se à Ordem do dia Nº 552, de 28 de maio de 1894, que sistematizou, pela primeira vez, o funcionamento do Curso de Formação de sargentos.

A ESA é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, habilitando-os para exercício dos cargos das graduações de Terceiro-Sargento e Segundo-Sargento não aperfeiçoados. A ESA exerce o controle técnico-pedagógico do Primeiro Ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos realizados em Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) e conduz o concurso de admissão aos cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) de carreira, em conformidade com as instruções reguladoras específicas fixadas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex), contribuindo para o aprimoramento da doutrina militar na área de sua competência.

Fonte: Site oficial da Escola de sargentos das Armas.