Plenária do Parlamento Jovem 2023

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10 de julho, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, desenvolvida pela Escola do Legislativo de Três Corações, e foi um evento marcante, onde reuniram-se 14 jovens engajados e cidadãos conscientes em prol do desenvolvimento do município. A abertura desse importante evento contou com as ilustres presenças do presidente da Câmara, José Maria de Lacerda, do secretário da mesa diretora, Juvenil André, e do vereador Vinicius Pinto Dutra.
O objetivo principal dessa iniciativa foi elaborar, discutir e aprovar propostas municipais que serão encaminhadas para a etapa regional do Parlamento Jovem de Minas Gerais, além de serem encaminhadas oficialmente para o poder legislativo municipal de Três Corações.
Durante a plenária, os participantes se empenharam em debater temas relevantes e buscar soluções para desafios enfrentados pela comunidade. Nesse sentido, foram definidas três propostas que se destacaram e serão levadas adiante para representar o município na etapa regional. São elas:
SUBTEMA 1 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE TRABALHO:
Uma das propostas é a realização de uma feira interativa em local público de ampla acessibilidade. Essa feira contará com a presença de profissionais de diversas áreas, como humanas, que apresentarão as possibilidades de profissões a serem seguidas com base nas aptidões dos jovens. Além disso, a feira poderá estabelecer parcerias com instituições profissionalizantes, como o Senac, com o intuito de familiarizar os jovens com o mercado de trabalho antes mesmo de atingirem a maioridade.
SUBTEMA 2 - ESCOLARIDADE E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL:
Outra proposta relevante diz respeito ao desenvolvimento de um projeto educacional sociofinanceiro, que contemplará eventos interativos. Nesses eventos, os jovens terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de oratória e interação com o núcleo social empregatício, com ênfase na capacidade de coordenar equipes. Ao concluírem esse estudo, os jovens receberão certificados que poderão ser utilizados para enriquecer seus currículos e ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
SUBTEMA 3 - JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E INCLUSÃO NO TRABALHO:
A terceira proposta consiste em estabelecer parcerias com instituições de ensino localizadas em bairros periféricos, com o intuito de ampliar o acesso ao conhecimento, independentemente da classe social do local. Serão oferecidos cursos que abrangem áreas que vão das exatas às humanas, e que contemplem também ações sociais, como a criação de hortas comunitárias e oficinas de artesanato. Essas atividades serão conduzidas pela própria comunidade, buscando fortalecer o senso de pertencimento e promover a inclusão dos jovens em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho.
Essas três propostas selecionadas demonstram o comprometimento dos jovens e dos cidadãos envolvidos no Parlamento Jovem de Três Corações. Através dessas ideias inovadoras, pretende-se promover o desenvolvimento econômico, a qualificação profissional e a inclusão social dos jovens, buscando construir uma sociedade mais justa e próspera. Além de elaborar, discutir e aprovar propostas municipais, os jovens tiveram a oportunidade de opinar sobre um tema para o Parlamento Jovem de 2024. Entre diversas opções, os participantes escolheram o tema "Acesso à Cultura" como um dos assuntos a serem abordados para o próximo ano.
A Escola do Legislativo de Três Corações parabeniza a todos os participantes pelo empenho e dedicação durante a Plenária Municipal. Essa experiência foi enriquecedora e fortaleceu a voz e a participação dos jovens na esfera política e social do município. A Escola do Legislativo acredita que as propostas aprovadas terão um impacto positivo significativo, não apenas no âmbito municipal, mas também na etapa regional do Parlamento Jovem de Minas Gerais. Por fim, a Escola do Legislativo de Três Corações reafirma seu compromisso em continuar apoiando iniciativas como o Parlamento Jovem, que estimulam a participação ativa dos jovens na construção de um futuro melhor para todos.