PJ Minas 2022

Os jovens parlamentares se reuniram na noite desta quarta-feira, 13/07, para avaliar e discutir as propostas da região que seguirão para a próxima etapa do Parlamento Jovem 2022. Neste ano, o tema que mediou as reuniões foi Saúde Mental do Jovem com os seguintes subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Os estudantes fizeram a leitura das propostas para que possam se preparar melhor para debater nos Grupos de Trabalho e na plenária regional que irá reunir os participantes do Polo Sul III que congrega, ainda, as cidades de Aguanil, Alfenas, Coqueiral, Guapé, Nepomuceno, Paraguaçu, Santana da Vargem, Três Pontas e Varginha.

Com a atividade, os jovens parlamentares podem ter uma ideia mais ampla de como os estudantes de outras cidades trabalharam nas assembleias e as reflexões que culminaram na votação das propostas que vão participar da próxima fase.

Como Vejo Minha Cidade
Na oportunidade, os alunos também elegeram a foto que vai participar da Campanha "Como Vejo Minha Cidade". A ideia é mobilizar os estudantes a enviarem fotos e um pequeno texto, relacionados ao tema, que estimulem reflexões e valorizem a própria cidade. As fotos participantes serão postadas nas redes sociais do PJ Minas e as cinco mais curtidas serão publicadas nos perfis oficiais da Assembleia de Minas. Assim que for disponibilizada a publicação para votação, divulgaremos o link para que você possa participar.  

Sugestão de tema
O tema que será trabalhado na próxima edição do PJ Minas é apresentado e escolhido pelos próprios alunos participantes desta edição.

Após votação, os jovens parlamentares de Três Corações sugeriram o tema “Desemprego Pós-Ensino Médio” como forma de debater sobre mais oportunidades de trabalho, qualificação profissional e primeiro emprego de adolescentes logo após encerrarem a educação básica. A escolha dos temas priorizados pelos estudantes acontece em assembleia na etapa estadual.