Projeto que apoia expansão do Instituto Federal em Três Corações dá entrada no Legislativo

O Projeto de Lei do Executivo Municipal que autoriza a transferência de área de terreno da municipalidade para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais deu entrada no Legislativo, na 3ª Reunião Ordinária realizada na última segunda-feira (20 de fevereiro). Na ocasião, o diretor do campus avançado de Três Corações, Francisco Vitor de Paula, fez uso da tribuna da Câmara para apresentar detalhes do plano de expansão do Instituto Federal na cidade.

Inicialmente o diretor explicou que os Institutos Federais foram criados com três objetivos principais: formar cidadãos críticos e conscientes, promover o desenvolvimento regional e possibilitar a verticalização do ensino. Em seguida, foi traçado um breve histórico do Instituto em Três Corações, desde a instalação como polo de rede, em 2012, até os dias atuais, com o status de campus avançado.

Em relação ao plano de expansão, o diretor disse que um projeto pleiteando a elevação do Campus Avançado tricordiano para a categoria de Campus já foi protocolado junto ao MEC (Ministério da Educação). O projeto prevê uma nova estrutura com 60 docentes, 45 servidores administrativos, 1200 alunos, além da oferta de cursos de graduação. Ainda segundo o professor Francisco, para conquistar o status de campus, há exigência por parte do MEC de que o prédio do instituto possua área de aproximadamente 20 mil metros quadrados.

Como forma de apoio à demanda do Instituto Federal, o Poder Executivo encaminhou à Câmara um Projeto de Lei que autoriza a cessão de uso ao Instituto do prédio da antiga fábrica Atalaia. Após ter dado entrada no Legislativo, o projeto tramita em regime de urgência nas comissões técnicas da Câmara. Nessa terça-feira (21 de fevereiro) ele começou a ser analisado pela Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania, sendo que ainda será submetido à apreciação de outras comissões. De acordo com os pareceres emitidos por essas comissões, o projeto deverá ser encaminhado para discussão e votação no Plenário da Câmara.