COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE TRATA SOBRE PROJETO QUE INSTITUI O PROGRAMA "SAÚDE NAS CRECHES"

Nesta quinta-feira, 07 de outubro, os vereadores reuniram-se, através da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, com a Sra. Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos (Secretária Municipal de Educação), a Sra. Laene Carletto (Secretária Municipal Adjunta de Educação) e com a Shirlene Rodrigues (Coordenadora da Atenção Primária da Saúde). O objetivo do encontro foi tirar dúvidas sobre o Projeto de Lei 5427/2021 que "Institui o Programa "Saúde nas Creches"".

Na ocasião, as representantes da Educação e Saúde explicaram que existe o Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa do Governo Federal, que já acontece no Município de Três Corações desde 2017. Além disso, informaram que a adesão ocorre de dois em dois anos e, assim, forma-se um grupo com pessoas na área da educação, saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) e interessados. Inclusive, a Secretária Municipal Adjunta de Educação faz parte. Também ressaltaram que as escolas municipais e creches são prioridades e que todas estão cadastradas no PSE, bem como, são assistidas pelos postos de saúde locais. Por fim, disseram que por conta da pandemia, foi necessário intensificar as atividades remotas, ou seja,  são desenvolvidos conteúdos com temas importantes e, posteriormente, as escolas e professores recebem os materiais para trabalharem com os alunos.

Para finalizar, os vereadores pontuaram que é preciso ampliar os atendimentos, especialmente, devido à Covid-19 que trouxe muitos danos causados pelo isolamento, perdas e etc. Eles também questionaram que outras ações colocadas no PSE precisam sair do papel para que o Município  melhore cada vez mais. E, após os esclarecimentos, fizeram os agradecimentos e continuaram a análise do Projeto de Lei 5427/2021.