CPI DA COVID-19: RESUMO DA SEGUNDA OITIVA

Nesta terça-feira, 14 de setembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 realizou uma oitiva com o médico Dr. Iury Marques Paiva, Clínico Geral e ex-funcionário da Fundação Hospitalar São Sebastião.

Na ocasião, o Juvenil André (Presidente da Comissão), a Juliana Prudêncio (Relatora) e o José Antônio Valin (Membro) estiveram presentes e deram início aos trabalhos. Além deles, a audiência contou com os vereadores: Wesley Dardaque (Vice-presidente da Câmara), Carlos Eduardo S. de Oliveira (Secretário da Mesa Diretora) e José Maria de Lacerda.

Inicialmente, a testemunha intimada foi informada do compromisso em dizer a verdade. Após, foram solicitadas as informações para identificação do mesmo e, cumprindo o protocolo, os vereadores iniciaram os questionamentos. Segue, abaixo, um resumo adaptado, de algumas das perguntas feitas ao Dr. Iury:

◾️Desde quando trabalhava no Hospital São Sebastião? Qual seria o motivo de ter saído?

◾️Atuava apenas como Clínico Geral ou também estava à frente da ala de Covid-19?

◾️Quando chega um paciente relatando os sintomas característicos da Covid-19, qual o protocolo do hospital?

◾️Qual o funcionamento dos exames, avaliações e acompanhamento de quem era direcionado para ficar em casa?

◾️Alguma vez se sentiu acuado ao prescrever uma medicação que considerava correta ao paciente?

◾️A CPI obteve a informação de que você compôs uma chapa para concorrer à direção do hospital. Essa chapa era formada por quem? Aconteceu uma desistência? Por que retirá-la no dia da eleição?

◾️Por que teve interesse em montar a chapa e concorrer ao cargo?

👉🏻Essas e várias outras perguntas foram feitas ao Dr. Iury. Você pode conferir tudo, inclusive as respostas, na íntegra, através da transmissão ao vivo que foi realizada.

Link da transmissão ao vivo: