Presidente da Câmara participa de solenidade comemorativa na ESA

O presidente da Câmara, vereador Helder da Fonseca Reis, a convite do Comandante da ESA, General de Brigada Adilson Giovani Quint, participou da solenidade que marcou as comemorações dos 74 anos de criação da Escola de Sargentos das Armas.

O evento aconteceu no Pátio de Formatura Sargento Max Wolf Filho e contou com várias autoridades civis e militares, entre eles ex-comandantes da ESA, militares na ativa como os Generais de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, que é Vice chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército; o General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli, atualmente Diretor da Diretoria de Educação Técnica Militar e os generais da reserva, como por exemplo, General de Exército Jarbas Bueno da Costa.

ORIGEM HISTÓRICA DA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS

A Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola Sargento Max Wolf Filho, é o Estabelecimento de Ensino Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro responsável pela formação e graduação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército Brasileiro.

A Escola de Sargentos Armas foi criada por meio do Decreto nº 7.888, de 21 de agosto de 1945, e ocupou, inicialmente, parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo, RJ.

No dia 5 de dezembro de 1949, foi assinado o Decreto nº 27.543, que transferiu a sede da ESA para Três Corações, MG. Finalizados os trâmites, no dia 25 de maio de 1950, conclui-se a instalação no quartel do antigo 4º Regimento de Cavalaria Divisionária, sob o comando do Tenente-Coronel Miguel Lage Sayão. Nesse mesmo ano, em 21 de dezembro, a ESA formou sua primeira turma em terras tricordianas.

Nestes 74 anos, a Escola de Sargentos das Armas tem formado, alinhada às diretrizes e aos anseios da Força Terrestre, os Sargentos Combatentes do Exército Brasileiro, buscando a inovação e o aperfeiçoamento da formação do líder das pequenas frações.