Palestra sobre comportamento na internet encerra Seminário “Desafios da Atualidade”

O Seminário “Desafios da Atualidade” promoveu sua última palestra, nessa quarta-feira (12 de dezembro), no Auditório da Escola do Legislativo. O debate sobre o tema “Amor e Ódio nas Redes Sociais” foi conduzido pelo professor Hélio Lemes Costa Júnior, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

No início de sua exposição, o professor explicou que muitos usuários de internet mantêm uma falsa sensação de segurança, pelo fato de acessarem conteúdos em ambientes privados, como suas residências. Apesar disso, todos estão sujeitos a riscos causados por vulnerabilidades inerentes ao próprio computador e ao uso inadequado da máquina. Entre as principais ameaças, estão invasão de contas, perda de privacidade, prejuízos financeiros e danos à imagem.

Na aplicação de golpes, os chamados cibercriminosos utilizam a engenharia social para explorar fragilidades de usuários e convencê-los a “abrir as portas” de seus computadores.

Hélio também apresentou medidas de segurança que devem ser adotadas para proteção dos usuários, como manter sistema operacional e antivírus atualizados, utilizar opções de configurações disponíveis e equipamentos seguros, sempre com adoção de postura preventiva.

Em relação ao acesso à internet por crianças e adolescentes, o professor comentou sobre a importância do controle parental. Pais e responsáveis devem contar com o apoio de ferramentas (softwares, por exemplo) para ajudar a filtrar conteúdos que podem ser acessados. Ainda de acordo com Hélio, isso não substitui práticas de diálogo e mediação, que permanecem fundamentais.

Outras orientações para o bom uso de computadores e internet em geral (redes sociais, inclusive) são utilizar conexões seguras, evitar superexposição, verificar a veracidade de informações para impedir a disseminação de notícias falsas e realizar backups (cópias de segurança) e alterações de senhas periodicamente.

O Seminário “Desafios da Atualidade”, realizado pela Câmara Municipal, teve como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretenderam estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.