Câmara lança memorial para preservar a história do Legislativo tricordiano

A Câmara Municipal lançou oficialmente, nessa segunda-feira (10 de dezembro), o seu memorial para registrar a história do Legislativo em Três Corações. O lançamento ocorreu durante a 38ª Sessão Ordinária, no Plenário da Casa.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, explicou que a ideia do memorial consiste na criação de um espaço digital inteiramente dedicado à memória do Poder Legislativo e dos vereadores eleitos pelos tricordianos. Para o presidente, a importância da iniciativa inovadora está, sobretudo, na valorização de passado, presente e futuro, além da preservação de fatos que marcaram essa história.

Composto preferencialmente de materiais digitalizados, o acervo do memorial pode ser acessado pelo site da Câmara ou no espaço físico, localizado na Escola do Legislativo, por meio de QR Code do celular. Na apresentação ao público, Maurício Gadbem destacou que, por se tratar de um ambiente digital, o memorial foi criado sem custo para a Câmara e pode ser atualizado constantemente.

Os conteúdos virtuais estão divididos em seis plataformas:

- Documentos históricos e fotos

- Entrevistas com ex-presidentes

- Vídeos das Sessões Solenes

- Entrevistas com a Mesa Diretora e vereadores da atual legislatura

- Escola do Legislativo

- Legislação municipal

CARTILHA E MANUAL

Além do memorial, foram lançados o Manual de Instruções Normativas e a Cartilha do Legislativo.

Em relação ao manual, a diretora-geral da Câmara, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, explicou que a publicação reúne todas as instruções normativas elaboradas pela atual gestão. O objetivo é estabelecer padrões e rotinas de trabalho, parâmetros, responsabilidades e procedimentos relativos às diretorias da estrutura administrativa, com a proposta de aperfeiçoar e agilizar ações de planejamento, organização, direção e controle da Casa.

As instruções normativas abordam temas como saúde, higiene e segurança no trabalho; uso de veículos oficiais; procedimentos para licitações e compras de produtos; e uso de recursos computacionais.

Em seguida, na apresentação da Cartilha do Legislativo, a servidora Keila Roberta da Silva Santos, autora da publicação, comentou que a edição tem como proposta contribuir para que membros do Poder Legislativo tricordiano exerçam suas atividades com técnica, segurança jurídica e de forma cada vez mais próxima aos cidadãos.

Ainda de acordo com a autora, a cartilha orienta servidores da Câmara em relação aos procedimentos técnicos para confecção de proposições, comunicações internas, pareceres e outros documentos oficiais, além de abordar informações importantes sobre o processo legislativo.