Reunião na Câmara discute criação de Conselho de Desenvolvimento em Três Corações

A criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico em Três Corações foi discutida na Câmara Municipal, na tarde dessa quinta-feira (22 de novembro).

A reunião contou com a participação do presidente da Casa, vereador Maurício Gadbem; dos vereadores Carlos Pinheiro, Dinho Caminhoneiro, Eder da TNT, Jorge Machado e Ricardinho do Gás; da diretora-geral da Câmara, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos; do diretor-geral da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), Leandro Rodrigues de Souza; do consultor em desenvolvimento Juliano Cornélio; e de membros da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Três Corações.

Ao identificar vulnerabilidades da economia tricordiana, a Unincor teve iniciativa de reunir representantes de setores estratégicos da cidade e do poder público, com a proposta de discutir a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico. Neste sentido, para se inspirar em experiências semelhantes já efetivadas, foi estabelecido contato com o consultor em desenvolvimento Juliano Cornélio, um dos responsáveis pela implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Três Pontas.

Na reunião dessa quinta-feira, Juliano destacou as potencialidades de Três Corações para gerar empregos, atrair investimentos e se desenvolver economicamente. Ainda de acordo com o consultor, o Conselho também cumpre o papel de auxiliar o poder público na avaliação de iniciativas e empreendimentos que podem ser benéficos para o município, criando uma agenda positiva.

Em linhas gerais, o projeto prevê que o Conselho tenha caráter deliberativo e seja constituído por membros representativos de diversas instituições. Para orientar suas decisões, os conselheiros receberiam apoio técnico de câmaras temáticas (compostas por membros do Conselho e profissionais das respectivas áreas), que teriam atribuições de identificar e analisar obstáculos que impedem o desenvolvimento econômico da cidade, além de propor soluções para sanar os problemas.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, falou sobre a importância de se contar com um órgão que colabore para o desenvolvimento do município. Ele solicitou ainda que o projeto de lei relativo à criação do Conselho, cuja autoria cabe ao Executivo, seja rapidamente encaminhado para estudo dos vereadores.