Câmara Sênior discute impactos da instalação da One Energy em Três Corações

A Câmara Sênior se reuniu, em Sessão Ordinária, nesta terça-feira (10 de julho), no Plenário da Câmara Municipal.



O principal tema debatido foi a possível instalação da empresa One Energy, em Três Corações. A empresa, que propõe a queima de pneus para geração de energia, promoveu uma audiência pública, proposta pela presidência da Câmara, com objetivo de esclarecer como será o processo de produção de energia.


Os vereadores sêniores que acompanharam a audiência pública demonstraram insatisfação diante das informações apresentadas pela empresa. Para eles, os esclarecimentos foram insuficientes e suspeitos, por se tratar de uma empresa que pretende ocupar um terreno de 490 mil metros quadrados e ainda receber isenção de impostos durante cinco anos, gerando apenas 40 empregos. Os impactos sobre o meio ambiente e a questão de exploração da água pela empresa também suscitaram dúvidas.




Para aprofundar a discussão sobre o tema, o vereador sênior Atílio Carciofi Neto convidou o engenheiro químico e especialista em Meio Ambiente, Luiz Tadeu Naves Pereira, para participar da Sessão desta terça-feira. Segundo o especialista, todo o processo é muito obscuro, pois não detalha os mecanismos do processo de queima de pneus, além de não esclarecer como os resíduos dessa queima serão depositados ou dispensados na natureza.




O engenheiro também solicitou à Mesa Diretora acesso ao Estudo de Impactos Ambientais (EIA), documento produzido pela empresa para detalhar o processo. Luiz Tadeu se colocou à disposição para montar um grupo de estudos, com a proposta de analisar todas as informações e apresentar as conclusões aos vereadores sêniores e outros interessados.


Após a explanação do especialista, os vereadores sêniores votaram e aprovaram por unanimidade o envio de uma moção de repúdio em virtude da precariedade das informações apresentadas pela empresa One Energy, durante a audiência pública.




Ainda na Sessão desta terça-feira, o vereador sênior Otair Ramos de Resende propôs uma moção de aplauso para o bioqúimico Rômulo dos Santos Trajano e toda sua equipe, em reconhecimento ao importante trabalho humanitário realizado no Laboratório de Análises Clínicas da Policlínica de Três Corações. O vereador sênior apresentou ainda requerimento para que a Mesa Diretora da Câmara solicite à Prefeitura informações sobre a viabilidade de mudar a mão de direção da Rua Sagrado Coração de Jesus, no trecho entre a esquina com a Rua Coronel Azarias Florêncio Pereira e o Parque Infantil, no Centro da cidade. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.




Já o vereador sênior Marco Antônio Cupolillo apresentou requerimento para que a Mesa Diretora da Câmara solicite à Prefeitura um estudo de viabilidade sobre doação de terrenos para empresários que pretendam investir em hotéis, pousadas e casas de repouso para idosos. O vereador sênior argumentou que Três Corações está estrategicamente localizada em uma região com potencial turístico para atrair público da terceira idade. Nesse sentido, Cupolillo defendeu que, por meio de ações como doação de terrenos e campanhas de divulgação, a Prefeitura pode fomentar esta vocação do município, o que resultaria, entre outras coisas, em geração de empregos. A proposição foi aprovada por unanimidade.


O vereador sênior Paulo Antônio Simão Tavares também apresentou requerimento para que a Mesa Diretora da Câmara solicite ao Departamento Municipal de Trânsito um estudo de viabilidade para instalação de semáforo e melhorias na sinalização no entroncamento das Ruas Cabo Benedito Alves, Otacílio Pereira Amorelli e João Basílio de Carvalho, em frente à igreja da Cotia. O requerimento foi aprovado por unanimidade.


A Câmara Sênior volta a se reunir no dia 7 de agosto, às 19 horas, após o período de recesso parlamentar.