Câmara homenageia centenário do Exército em Três Corações

Em Sessão Solene realizada na última quinta-feira (21 de junho), a Câmara Municipal comemorou o centenário do Exército Brasileiro em Três Corações.

Na solenidade, a Câmara concedeu a Homenagem “Sangue Verde Oliva” para personalidades que prestaram notável contribuição à história do Exército na cidade. Foram homenageados o comandante da Escola de Sargentos das Armas (ESA), general de brigada Adilson Giovani Quint; o general de exército Jarbas Bueno da Costa; o chefe da 13ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), coronel José de Arimatéia Mota; e o tabelião Rômulo Resende, como representante da família do coronel Valério Ludgero de Resende, responsável pela doação do terreno onde foi instalado o Exército.

Além dos homenageados, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem; a diretora do foro da Comarca de Três Corações, Dra. Glauciene Gonçalves da Silva; o comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, tenente Adriano de Almeida; e o vice-prefeito, Luiz Vilela Paranaíba. Os vereadores Carlos Pinheiro, Dinho Caminhoneiro e Jorge Machado também estiveram presentes.

O evento registrou ainda homenagens ao general José Amaral Caldeira, falecido no último dia 4 de junho, e ao primeiro colocado no período básico do Curso de Formação de Sargentos, Lucas Martins Eugênio.

Além das homenagens, a Sessão Solene contou com a participação da banda da ESA, que executou o Hino Nacional, a Canção do Exército e o Hino de Três Corações. Um vídeo produzido pela equipe de comunicação da Câmara apresentou depoimentos de autoridades e da população em geral, que falaram sobre a importância do Exército para Três Corações.

Em reconhecimento à homenagem, o comandante da ESA concedeu uma medalha à Câmara. Em seu pronunciamento, o general Adilson Giovani Quint destacou que os militares repercutem sua passagem por Três Corações em todos os cantos do país.

Em seguida, o presidente da Câmara lembrou que o Exército representa um elemento de construção da identidade cultural do povo tricordiano. Ainda de acordo com Maurício Gadbem, a força e a solidez da instituição contribuem para desobstruir dúvidas e incertezas comuns à idade dos jovens alunos que ingressam na ESA.