AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE TRANSFERÊNCIA DE ATENDIMENTOS DE SAÚDE PARA A COLÔNIA SANTA FÉ

Aconteceu na noite desta quarta-feira (13 de junho), a Audiência Pública “Serviços de Saúde que estão sendo e outros que passarão a ser realizados na FHEMIG (Casa de Saúde Santa Fé)". A audiência foi proposta pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Helder da Fonseca Reis, presidente; Werbinho, relator e Eder da TNT, membro da Comissão.

Nenhum dos quatro palestrantes convidados compareceu. Maria Angélica Raphael, presidente da União Tricordiana das Associações de Moradores; Roberto Rodrigues Corrêa, diretor Hospitalar da Casa de Saúde Santa Fé; Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves, Secretária Municipal de Saúde justificaram a ausência.*

Objetivo da audiência foi ouvir a opinião da população quanto a transferência de serviços de saúde para a Colônia Santa Fé. O vereador Eder da TNT acredita que a população deve ser ouvida para que a decisão de transferência seja tomada da forma que for melhor para quem realmente precisa dos serviços de saúde pública do município, pois o vereador teme que principalmente a população mais carente seja a mais prejudicada com dificuldades de transporte até a Colônia.

Eder apresentou um slide com o mapa de Três Corações e demonstrou que a região mais carente da cidade, como o Cinturão Verde, fica a 12km de distância da Colônia e que para quem não tem carro, o deslocamento será dificultado. Eder defende que o atendimento deve estar mais próximo da população.

O vereador Werbinho também se posicionou quanto a transferência de atendimento para a Colônia. Ele levantou a questão de que, caso a gratuidade da passagem de ônibus para levar pacientes até o local, por algum motivo, não seja mantida, a população mais carente certamente será a mais impactada e terá dificuldades de se deslocar até o local.

O vereador Helder se posicionou favorável à transferência por considerar a estrutura da Colônia Santa Fé mais adequada para o atendimento e que a aquisição de veículos para transporte de pacientes pode ser uma das soluções de transporte.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, também presente na Audiência, acredita que a estrutura da Colônia seja adequada, mas que a realidade da população e dos funcionários deve ser levada em consideração antes da decisão final sobre a transferência dos serviços para a Colônia Santa Fé.

Funcionários da área de Saúde do município, que participaram da Audiência, apresentaram queixas quanto à situação dos servidores e das condições de trabalho no setor. Apesar das questões não serem relativas especificamente ao assunto da Audiência, foram de grande importância para que os vereadores tivessem ciência dos problemas enfrentados por estes profissionais e para que garantissem providências quanto às questões levantadas.

A Comissão de Saúde se reúne todas as quartas, às 13h. Todos que desejarem se manifestar quanto ao assunto debatido, podem entrar em contato com um dos três vereadores integrantes da Comissão.

*Errata: O Dr. Jacy Nunes Rodrigues Junior, presidente do Conselho Municipal de Saúde, não foi convidado como expositor, conforme a nota informava inicialmente. A correção foi publicada aos 21 de junho de 2018, às 9h45.