Câmara recebe integrantes de movimento que investiga serviços da Copasa

Integrantes do Movimento “Nós Somos a Gota D’Água” se reuniram, na tarde desta quinta-feira (24 de maio), na Câmara Municipal de Três Corações. O movimento, composto por Câmaras Municipais do sul de Minas, visa mobilizar a população e o Poder Legislativo das cidades atendidas pela Copasa, a fim de exigir o tratamento do esgoto sanitário e um valor justo de cobrança da taxa.

A reunião contou com a participação dos presidentes das Câmaras de Três Corações, vereador Maurício Gadbem; de Itajubá, vereador Joel Carlos de Almeida; e de Caxambu, vereador Mário Luiz Alves. Representando o Legislativo tricordiano, também estiveram presentes os vereadores Eder da TNT e Ricardinho do Gás.

Em conjunto, o grupo analisou resultados efetivos já obtidos pelo movimento, os próximos passos a serem adotados e as mais recentes decisões judiciais relativas a questões contratuais entre Copasa e municípios.

Sobre os avanços registrados nos últimos meses, o presidente da Câmara de Itajubá comentou que, nesta semana, os vereadores aprovaram a instauração de uma CPI para investigar o cumprimento do contrato firmado pelo município com a Copasa. Neste sentido, Maurício Gadbem explicou que a CPI da Copasa tricordiana, já atuante desde o ano passado, passou a contar com a colaboração técnica da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA), de Lavras, para produção de análises técnicas, bioquímicas e contratuais que ajudarão a embasar o relatório final da comissão.

Como sugestão para aprimorar os trabalhos do movimento, o vereador Eder da TNT sugeriu que se estude a formação de um consórcio entre as Câmaras. Segundo ele, o consórcio poderia atuar, sobretudo, com foco voltado a questões ambientais.

Ao final do encontro, foi articulada uma reunião entre representantes jurídicos das Câmaras integrantes do movimento, que acontecerá nas próximas semanas. A proposta consiste na realização de um estudo técnico para elaboração de um documento indicativo das futuras ações que o grupo deverá adotar, a fim de avançar em seus objetivos.

Além disso, ficou definida a realização de uma audiência pública, para a qual devem ser convidados presidentes de Câmaras de todo o estado, com a proposta de discutir serviços prestados pela Copasa nos municípios e a possível revisão dos contratos, mediante o não cumprimento de cláusulas por parte da companhia. A previsão é de que a audiência aconteça no fim de junho, na Câmara de Belo Horizonte.