Presidente da Câmara participa de simpósio de saúde mental

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Gadbem, participou, na manhã dessa quarta-feira (16 de maio), do II Simpósio Municipal de Saúde Mental, em Varginha (MG). Médico psiquiatra, Maurício foi convidado a ministrar uma palestra sobre “Psicoses e uso abusivo de álcool e outras drogas”.  Na oportunidade ele falou sobre o projeto desenvolvido em Três Corações, do qual é voluntário, que oferece capacitação aos agentes de saúde dos PSFs, para identificação de pacientes com comportamentos que podem levar ao suicídio.

O projeto é resultado do pedido de aplicação de uma lei, também de autoria de Maurício Gadbem, relativa à implantação do Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e da Lei Coração Feliz, que institui o sistema de avaliação e rastreamento de quadros depressivos em pacientes cardiopatas.

Na palestra, para um público de cerca de 200 pessoas, o presidente da Câmara ressaltou a importância de que profissionais de saúde tenham olhar diferenciado para pacientes que buscam assistência médica. “É preciso dar voz ao suicida, acolhê-lo em seu sofrimento e ajudá-lo a reencontrar um sentido para sua vida”, disse.

Após ouvir depoimentos e responder a questionamentos do público, Maurício Gadbem apresentou um dado importante: 90% dos suicidas procuraram um médico (não psiquiatra) no mês anterior ao suicídio. Ainda de acordo com ele, é possível prevenir essa prática, desde que profissionais de saúde estejam aptos a reconhecer fatores de risco e determinar medidas para reduzi-los.

SIMPÓSIO

O II Simpósio Municipal de Saúde Mental de Varginha foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento, que teve como tema “Uma Clínica para o CAPS”, foi dirigido aos profissionais da Rede Intersetorial de Varginha, universitários e público interessado.

O movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. A luta é comemorada nacionalmente no dia 18 de maio.